Cidades

Açude Vieirão registra boa recarga e voltará a abastecer Boa Viagem

Página Aberta – Informação e Realidade

 Imagem: Divulgação/Cogerh


O abastecimento de água no município de Boa Viagem (CE), no Sertão Central, ganhará um reforço em breve com a reativação da captação de água no Açude Vieirão. Após anos seguidos de seca, o reservatório registra 15% de volume de água acumulado, reunindo condições de abastecer a cidade até pelo menos o início de 2021, conforme simulações feitas pela gerência regional da Cogerh em Quixeramobim, unidade responsável pelo monitoramento do açude Vieirão.

Os detalhes da reativação da captação do reservatório foram definidos durante reunião virtual ocorrida na quinta-feira (14/05). O encontro, conduzido pelo gerente regional da Cogerh na região, Paulo Ferreira, teve a participação da prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, da prefeita de Madalena, Sônia Costa e do presidente do Comitê da Bacia do Banabuiú, Chico Almir.

Os representantes discutiram as condições da retomada da captação e definiram o cronograma de testes no reservatório com início para esta semana. Atualmente, uma adutora de montagem rápida garante o abastecimento de Boa Viagem, com águas vindas do açude Umari, em Madalena, nas proximidades de Boa Viagem. A manobra foi necessária durante a estiagem, e agora, após a retomada na captação Vieirão, o equipamento passará por manutenções.

Os participantes do encontro decidiram que a Cogerh realizará uma campanha de aferição de vazão da adutora e fornecerá apoio técnico para a definição de um regime de operação que permita que a adutora funcione em até cinquenta por cento de sua capacidade. “A medida é para que a estrutura permaneça operante” ressaltou Paulo Ferreira. O SAAE e a Prefeitura de Boa Viagem deverão realizar a reativação da captação no Vieirão e recuperação da adutora.

Com informações da assessoria de imprensa da Cogerh

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.