Cidades

Agricultores de Monsenhor Tabosa poderão comprar imóvel rural e pagar em 25 anos

Página Aberta – Informação e Realidade


O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores e trabalhadoras sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. Seu objetivo é combater a pobreza rural e consolidar a força da agricultura familiar nas diferentes regiões brasileiras.


O PNCF está disponível para agricultores do município de Monsenhor Tabosa (CE).  O crédito permite que esses agricultores adquiram sua terra e trabalhe com mais dignidade. O prazo para efetuar o pagamento é de 25 anos, com 36 meses de carência, juros de 0,5% (MEIO POR CENTO AO ANO), e para cada parcela paga com antecedência gera um desconto de 40%.

Para participar do programa, os trabalhadores precisam ter entre 18 e 65 anos de idade e comprovarem experiência de no mínimo cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos.


Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e no que mais for necessário para que o agricultor venha desenvolver suas atividades de forma independente e autônoma.


O Programa prevê ainda ações de incentivo a participação dos jovens, mulheres e para projetos especiais voltados para a preservação do meio ambiente.


Outras condições

O agricultor não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado ou ainda ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária. Não pode, ainda, ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar, nos últimos três anos.


Proposta

Paulo José, do Instituto Flor do Piqui, explica que o interessado em participar do programa deve escolher a terra e reunir a documentação da propriedade com a proposta de financiamento elaborada com a ajuda de uma entidade credenciada. Se aprovada, a documentação será encaminhada à instituição financeira, que irá analisar o pedido.


Para orientação e assistência técnica aos agricultores de Monsenhor Tabosa dispões, o Instituto Flor do Piqui, disponibiliza técnicos que atendem em uma sala na Secretaria Municipal de Agricultura.


Flor do Piqui


O Instituto Flor do Piqui é uma empresa com 13 anos de atuação junto ao homem do campo. Atuando no Programa Nacional de Credito Fundiário, Programa de Cisternas, Agroecologia, Projeto Paulo Freire, Programa Nacional de Habitação Rural, Projeto Dom Helder, entre outros. Com sede na cidade do Crato, o instituto desempenha trabalhos em todo território do Ceará.


Reportagem: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.