Cidades

Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, realiza festival de quadrilhas juninas

  • 03 jul 2017
  • Essa edição contou com apresentações de grupos juninos da região de Crateús.


No ultimo final de semana, dias 01 e 02 de Julho de 2017, o Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, Ceará, realizou a XVIII edição do festival de quadrilhas juninas da Reforma Agrária. A atividade é organizada pela Associação Comunitária dos Assentados do Assentamento Monte Alegre (ASCOAMA).

Essa edição contou com diversas apresentações de grupos juninos de assentamentos e comunidades tradicionais da região de Crateús, além de apresentações regionais de bandas de forró. Durante os dois dias, cerca de 5 (cinco) mil pessoas passaram pelo evento.

De acordo com Gilvando Santos, membro da coordenação da atividade “o festival é muito mais que um evento cultural, é também uma atividade política que tem como objetivo trabalhar a valorização da juventude”. Para ele, os jovens atuam como sujeito no processo de construção de uma nova sociedade. “Sabemos que por meio da valorização da cultura podemos fortalecer nossa luta, garantindo com que a juventude permaneça no campo construindo uma vida nova”, diz.

O festival junino do Assentamento Monte Alegre surgiu no inicio da década de 90, a partir da motivação do Movimento Sem Terra (MST) para que as comunidades pudessem desenvolver atividades que valorizassem a juventude e fortalecesse a cultura camponesa. Hoje além do Festival de Monte Alegre, outros assentamentos da região realizam suas apresentações.

O evento contou com apoio governamental, movimentos sociais e comunidades. O evento também foi marcado por uma grande estrutura de palco, som, iluminação, gerador, banheiros químicos, barracas com comidas típicas e muita alegria.

Página Aberta

Compartilhar

Deixe um comentário