Cidades

Assentamentos de Tamboril participam da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo

  • 08 maio 2017
  • A atividade é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foto: Diulgação


Assentamentos do Município de Tamboril, no Ceará, participaram da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária que aconteceu de 04 a 7 de maio no Parque Água Branca, em São Paulo. A atividade é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e conta com representação de Assentamento de todo País.

Esse ano foram mais de 250 toneladas de alimentos produzidos nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do Brasil. A culinária cearense é um dos destaques da feira nacional, principalmente o baião de dois com carneiro. Izael Montes Lopes, do Assentamento Santa Helena, em Canindé – CE, conta que  pode oferecer um cardápio típico não só aos paulistas, mas aos cearenses radicados na capital. O cardápio integra: carneiro, peixe tilápia, camarão, tapioca recheada com carne seca e queijo coalho. Os Assentamentos de Tamboril-CE levaram feijão, queijo, mel e artesanatos.

Mas o destaque da barraca cearense foi o baião de dois, receita que Izael e suas companheiras prepararam com capricho. Ele explica que o carneiro é um animal que não exige muita estrutura para a sua criação e, por isso, é comum em todo o estado. Já o  baião de dois também é simples: “basta cozinhar o feijão separadamente, temperar o arroz (ele usa coentro, pimentão e pimenta) e juntar os ingredientes”. Izael diz que gosta de dar uma incrementada na receita com queijo coalho.

A feira organizada pelo MST tem como objetivo mostrar para sociedade brasileira a força da produção saudável de alimentos para a cidade e o campo. Também busca mostrar a importância da Reforma Agrária como uma das saídas para solucionar problemas sociais crônicos como o caso da fome.

A primeira edição aconteceu em 2015 e reuniu mais de 800 agricultoras de todo país.

Colaboração: Gene Santos

Compartilhar

Deixe um comentário