Cidades

Banco Central lança sistema de pagamento instantâneo no Brasil

Página Aberta – Informação e Realidade

 Sistema PIX vai funcionar 24 horas.


O Banco Central lançou hoje (19), em São Paulo, um sistema de pagamentos e transferências instantâneos que poderão ser feitos pelo usuário de forma rápida e segura, em qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor. Batizado de PIX, o sistema estará disponível para toda a população a partir de novembro.

De acordo com o BC, com o Pix será possível, por exemplo, transferir dinheiro em apenas 10 segundos e pagar ônibus por celular. Com as transferências instantâneas, a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilização de fundos ocorrerão em tempo real, inclusive por aplicativos em smartphones.

De acordo com o Banco Central, o objetivo é facilitar e agilizar os pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais.

Com a implantação do PIX, o país ganha mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões.  As transações poderão ser feitas por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, destacou que o sistema vai baratear o custo das transferências financeiras e vai eliminar a necessidade de as pessoas portarem dinheiro físico, o que representa um custo, principalmente para as empresas.

Página Aberta / Informação e realidade

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.