Cidades

Câmara Municipal de Monsenhor Tabosa aprova criação da Comenda Honório Melo

Página Aberta – Notícia com Propósito
 O projeto de resolução é de autoria da vereadora Solange Baltazar (PDT). foto: (Dorismar Rodrigues)


MONSENHOR TABOSA: De autoria da vereadora Solange Baltazar (PDT), a Câmara de vereadores aprovou no dia 19 de junho, o Projeto de Resolução 008/2017, que dispõe sobre a criação da “Comenda Honório Melo”, que trata da valorização e reconhecimento às pessoas que contribuem na prestação de serviços relevantes na cidade de Monsenhor Tabosa. Com o objetivo de homenageá-los e validar a importância do seu trabalho responsável e solidário, promovendo a sociedade e meio público como forma de desenvolvimento do município.

A autora do projeto explica que a Comenda Honório Melo, é um resgate da história do município de Monsenhor Tabosa/CE, reconhecendo os cidadãos que doaram suas vidas como missão a serviço ao próximo, quer seja como político ou não.

“A medalha é sobre tudo uma homenagem justa ao grande cidadão, ex-prefeito da cidade de Monsenhor Tabosa, HONÓRIO TEIXEIRA MELO, um líder político pacificador, visionário e inspirador, que marcou nossa história política de uma forma significativa. Com sua característica impar e agregadora de tratar e servir ao próximo, foi um grande diplomata, mediava conflitos, sempre deixando uma lição através de uma história inteligente, que relatava e trazia ensinamentos e exemplos de sucesso a todos. Ele representou o povo taboense com maestria, administrando os recursos do município, com responsabilidade e integridade, desenvolvendo a política pública como deve ser, voltada para atender as necessidades do povo, sobre tudo, do mais carente”, relata a vereadora.

“Homem humanista e solidário nos deixou grandes lições e ensinamentos de cidadania, com certeza ele era referência para os políticos que realmente são vocacionados e um exemplo a ser seguido pelos políticos de hoje, onde os valores passaram a ser desprezíveis, cumpriu sua trajetória sem egoísmo, inspirou vários amigos a suceder sua missão. Por todos esses motivos expostos, escolhi o seu nome in memória dentre tantos outros contribuintes, para homenageá-lo e através desta comenda homenagear, validar e reconhecer os demais humanistas e solidários que contribuíram e contribuem com relevantes serviços no município de Monsenhor Tabosa”, afirma Solange.

HONÓRIO MELO

Honório Melo disputou à primeira eleição de Monsenhor Tabosa, em 04/10/1954, como candidato a prefeito, tendo perdido por uma diferença de 54 votos para Joaquim Américo Bezerra. Na segunda eleição, ocorrida em 03/10/1958, Honório Teixeira Melo foi então eleito prefeito. Honório Melo faleceu em 1992 aos 96 anos de idade. No canteiro central da Avenida que leva seu nome, uma das principais da cidade, em frente à residência onde morou, no centro, com arquitetura ainda hoje preservada por familiares, foi fixado um busto do pacificador Honório Melo.

A comenda Honório Melo será entregue anualmente, em sessão solene realizada na Câmara Municipal na semana das festividades pelo aniversário da cidade de Monsenhor Tabosa ou em outra data de caráter excepcional.

Por: Dorismar Rodrigues

O material jornalístico produzido pelo Página Aberta é protegido por lei. A reprodução de conteúdo por terceiros só poderá ser feita mediante expressa autorização de seus titulares. Lei nº 9.610/98 (direitos autorais / propriedade intelectual).

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.