Cidades

Canindé celebra Romaria de São Francisco das Chagas; A maior das américas

  • 25 set 2017
  • Basílica de São Francisco das Chagas, Canindé (CE).


Devotos lotaram a Praça da Basílica em Canindé (CE), para participar da celebração de abertura dos Festejos de São Francisco das Chagas, que aconteceu às 4 horas da manhã, deste domingo (24). Os milhares de pessoas que chegavam a Praça da Basílica eram recepcionados pela banda Vozes do Santuário.

A programação tem início com as tradicionais caminhadas dos moradores da região durante a madrugada até a sede do município, onde participam da tradicional missa e hasteamento das bandeiras, realizada em frente à Basílica. A missa foi presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei Marconi Lins.

A festa segue até o próximo dia 4 de outubro. Durante a romaria, são celebradas missas, procissões, vias sacras, confissões e, para garantir a programação, frades franciscanos se revezam nas atividades da festa religiosa. As procissões com o painel de São Francisco serão sempre às 17h30min, saindo da Basílica em direção à Praça dos Romeiros, onde são celebradas as novenas.

A festa de São Francisco em Canindé é conhecida por ser a maior festa franciscana das américas e segunda maior do mundo, perdendo apenas para Assis na Itália.

Durante os dez dias dos festejos alusivos ao santo dos pobres, a expectativa é que cerca de dois milhões e meio de pessoas passem por Canindé.

Compartilhar

Deixe um comentário