Cidades

Ceará registra 3ª morte por dengue em 2017

  • 30 abr 2017
  • No total, já foram confirmados Em 2017, 4.988 casos de dengue no Estado. Imagem (internet).


A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa/CE) confirmou a terceira morte por dengue no Estado este ano. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico de arboviroses divulgado na ultima sexta-feira (28).

Conforme o documento, em 2017, foram confirmados quatro vítimas de dengue grave (cujos sintomas são mais intensos), destas, três foram a óbito, sendo uma mulher e dois homens. Os casos ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro e abril. As vítimas residiam nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Tabuleiro do Norte. Em 2016, 30 pessoas morreram em decorrência da doença.

No total, já foram confirmados Em 2017, 4.988 casos de dengue no Estado. De acordo com a Sesa, 95 do municípios cearense registraram contaminação. Na análise comparativa em relação ao ano de 2016, observa-se uma redução de 78,7% (23.420) dos casos confirmados quando comparado ao mesmo período.

A maior parte dos casos da arbovirose foi registrada em Fortaleza. Até abril, foram 3.356 casos. Em segundo vem Caucaia, com 417 confirmados.

ARBOVIROSES

O mais recente boletim de arboviroses aponta ainda que o número de casos de denguechikungunya zika somados chegou a 13.111, sendo a maior parte de chikungunya (8.037), que, em 2017, já causou uma morte.

Para evitar a infestação do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor das doenças é importante ter cuidado com outros objetos que podem acumular água parada como vasos, pneus e garrafas, além da higiene da água da piscina com cloro. E ainda evitar o acúmulo de materiais inservíveis, ou seja, desnecessários e sem uso, pois eles podem acumular água e propiciar a reprodução do inseto.

Com informações do Diário do Nordeste

Compartilhar

Deixe um comentário