Cidades

Circo do Tio Francisco encanta crianças e jovens do Sertão do Ceará com miniaturas artísticas

Página Aberta – Informação e Realidade

Inspirado na obra de Alexandre Calder, o artista americano dos móbiles, o “Circo do Tio Francisco” recria sob uma atmosfera lúdica, o mito de prometeu, a obra consiste na apresentação dos personagens da história de prometeu, em miniaturas artísticas totalmente elaboradas a partir de materiais reaproveitados, e cada um tem sua função no Circo. O Prometeu é o Palhaço, o Zeus o Mágico, o Hércules o Contorcionista e a Águia a Trapezista.

A obra reúne elementos artísticos que dá origem a um trabalho esteticamente impactante, com originalidade, dinâmico e dialoga com a linguagem das crianças, em consonância com as políticas mundiais de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Este projeto foi um dos premiados no Programa Territórios de Paz do Ministério da Cultura em 2010. A obra abriu a temporada artística infantil de 2012 no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.

Em 2015 ganhou a chancela da Prefeitura do Rio de Janeiro no Prêmio de Ações Locais, Edição Rio450. A apresentação tem duração de 25 a 30 minutos, e é feita pelo ator e diretor de teatro Aurélio Mesquita, cearense da cidade de Monsenhor Tabosa.

Entre seus trabalhos estão: Criação e direção da ​Via Sacra da Rocinha, hoje, ​patrimônio cultural e imaterial da cidade do Rio de Janeiro​; Direção da peça ​Decadência com Elegância​, de José Luiz, que apresentada na Fazenda São Roque para escolas particulares do Rio de Janeiro; Participação na novela Mandacaru da extinta Rede Manchete, dirigida por ​Walter Avancini​; Participação no filme “Quase Dois Irmãos”. Filme Brasileiro de 2005 dirigido por ​Lúcia Murat​.

Crianças, jovens e profissionais de escolas do sertão cearense onde foi exibida amostra do trabalho ficaram encantadas com o circo.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.