A feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios de Inhamuns e Crateús chega em sua 14ª edição. Agricultores e agricultoras, artesãos e artesãs, artistas, pescadoras e pescadores são os protagonistas desta iniciativa coletiva que se constituiu em grande parte pela esperança e amor das pessoas que participam deste grande evento.
Toda a programação é pensada coletivamente. Até mesmo os preços são discutidos na assembleia de feirantes, antes de serem repassados para a comunidade, para que os produtos sejam acessíveis, por um preço justo e que corresponda à lógica da cooperação e não da competição.
A Feira este ano acontece nos dias 7 e 8 de junho e demonstra a abundância da produção agrícola gerada no semiárido brasileiro, mesmo após anos seguidos de chuvas anuais abaixo da média, mas onde a organização popular pautada na persistência e na esperança ativa continua fazendo brotar empreendimentos pautados nos valores da agroecologia e da economia popular solidária.
Durante os dois dias de Feira, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar e do artesanato do sertão, participantes ainda conhecem a região através dos intercâmbios de experiências nas casas de agricultores e agricultoras que mostram suas riquezas tanto na agricultura como nas tecnologias de convivência com o semiárido. Durante os dois dias acontecem ainda diversas oficinas para feirantes e público geral para que se capacitem e melhorem seus trabalhos no dia a dia.
A Feira de Crateús é uma construção coletiva. Desde a primeira edição é realizada por agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs e mais de 20 entidades governamentais e não governamentais, movimentando mais de dois mil voluntários, com a participação de aproximadamente 20.000 pessoas de todo o Brasil.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.