Cidades

Crise de água se agrava em Monsenhor Tabosa e moradores reclamam

Página Aberta – Informação e Realidade

Com o reservatório que abastece a cidade, seco desde o mês de julho desse ano, a população de Monsenhor Tabosa (CE) enfrenta a pior crise hídrica de sua história. Os poços profundos perfurados pelo governo do estado em parceria com a prefeitura (cerca de 15) não tem sido suficiente.

O município tem uma população estimada em 17.038 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte reside na zona urbana. Nessa área segundo a Cagece há atualmente uma média de 3.400 ligações ativas.

A crise hídrica afeta todos os bairros da cidade, moradores reclamam que estão sendo obrigados a lidar com a falta de água em casa por dias. Muitas pessoas que não têm dinheiro para comprar galões, precisam contar com a solidariedade de amigos e vizinhos para as necessidades básicas.

Pelas ruas da cidade é frequente a movimentação de pessoas portando galões com água. No bairro Trizidela onde há um chafariz público, é grande a movimentação de populares retirando água diuturnamente.

O diretor do escritório local da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, Leôncio Jorge, esclarece que o município passa por uma situação muito difícil, segundo ele, o volume de captação tem sido reduzido nos últimos dias devido problemas em alguns poços. “Como o volume de captação é inferior à demanda, ocorre desabastecimento em alguns pontos, mas o órgão está adotando medidas para que os moradores não fiquem totalmente sem água”, afirma. Com relação às contas de água, Leôncio esclarece que está sendo feito o faturamento real, apenas pelo que for consumido.

Está prevista para os próximos dias a perfuração de novos quatro poços profundos no leito do açude Monsenhor Tabosa, na localidade de Barra. Existe uma expectativa que esses poços deem uma boa vazão para amenizar a situação.

Por: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.