A Escola Indígena da Aldeia Marruá, em Monsenhor Tabosa (CE), com todo o seu corpo de funcionários, pais e alunos, celebrou nesta quinta-feira, 19 de Abril, o Dia do Índio.
O Dia do Índio (Dia dos Povos Indígenas: foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de Abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indígena Interamericano, realizado em 1940.
O encontro foi marcado pela participação da vereadora Solange Baltazar (PDT), que falou sobre a atual conjuntura política e o futuro dos movimentos sociais no Brasil, e Maria Onete – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que falou entre outros pontos sobre políticas públicas para a agricultura.
José Antônio Freire, cacique e professor/coordenador da Escola da Aldeia Marruá (Etnia Tabajara), ressalta que a integração com as crianças e familiares, além de dar visibilidade a comunidade e a educação diferenciada, possibilita conhecer e manter viva a riqueza cultural indígena.
A escola funciona há 9 (nove) anos, atualmente atende 11 turmas de ensino fundamental. A escola desenvolve projetos, priorizando a qualidade do ensino e a preparação dos alunos para conviver em sociedade e para futuras etapas educacionais.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.