Cidades

Educação Básica em Monsenhor Tabosa melhora e volta a subir no ranking estadual

Página Aberta – Notícia com Propósito
 Equipe da Secretaria de Educação recebendo troféu pelo desempenho das escolas. Foto: Página Aberta


A educação básica no Ceará voltou a ser destaque no cenário nacional ao apresentar crescimento no índice de crianças alfabetizadas. Os dados foram conhecidos no ultimo dia 22 (quinta), quando professores e alunos das 265 escolas públicas do Estado, as que mais se destacaram em 2016 receberam, no Centro de Eventos do Ceará, o Prêmio Escola Nota Dez.

O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, entregou as premiações para unidades educacionais de 180 municípios do Estado. O prêmio faz parte do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que em 10 anos, conseguiu reduzir de 32% para 0,7% o índice de crianças não alfabetizadas na idade certa.

No Prêmio Escola Nota Dez, que chegou à nona edição neste ano, todas as escolas de  2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ter entre 7,5 e 10,0, nas disciplinas de Português e Matemática. As avaliações são traçadas por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE).

DESENVOLVIMENTO

Dentre as 265 escolas que tiveram desempenho aceitável, 6 (seis) estão em Monsenhor Tabosa, com índice de desenvolvimento escolar (IDE), acima da média:

LUIZ LEITÃO – IDE 9.7
MARIA RIBEIRO DE ALBUQUERQUE – IDE 9,2
MARTINHO ALVES DA SILVA – IDE 10
MONSENHOR JOSÉ CANDIDO – IDE 9,9
SÃO FRANCISCO (ASSENTAMENTO SANTANA – IDE 10.0
SÃO FRANCISCO (LOCALIDADE DE SÃO FRANCISCO) – IDE 10.0.

O merecido troféu pelo desempenho das escolas foi entregue pelo governado Camilo Santana à equipe da Secretaria de Educação de Monsenhor Tabosa: Celina Andrade (Secretária Adjunta), Francidalva Paiva (Gerente do PAIC), Sueli Oliveira (Coordenadora do Núcleo Educacional – NUED), e Elizandra Cavalcante (Formadora do 2° ANO).

Com os resultados, o município que em 2015 estava em 50º colocado no ranking estadual, pulou em 2016 para 36º colocado, dentre os 184 municípios cearenses. Já na regional, 13ª CREDE, o município também teve avanço, passou da 7ª para a 5ª posição.

Para o Secretário de Educação do município, Neto Madeiro, o resultado é reflexo de uma soma de esforços coletivo que tem o aluno como principal alvo. “Temos investido em estrutura educacional para ofertar aos nossos educandos uma melhor qualidade de ensino, com isso esperamos colher frutos cada vez melhores”, ressalta.

Edição: Dorismar Rodrigues (Página Aberta)

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.