Cidades

Em Monsenhor Tabosa – CE, milhares de pessoas participam do Dia do Desafio

Página Aberta – Notícia com Propósito
 Atividade na Praça Sete de Setembro. Foto: Dorismar Rodrigues


Nesta quarta-feira (31), milhares de pessoas do município de Monsenhor Tabosa/CE, participaram da 23ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio e visa o incentivo a prática de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares em benefício da saúde.

No Dia do Desafio, as pessoas são convidadas a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. O tema desse ano foi “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Alunos das escolas da rede estadual, municipal, indígenas, grupos de caminhadas, de dança, artes marciais, entre outros que participaram da campanha. Segundo a assessoria da prefeitura de Monsenhor Tabosa, foram mobilizados 28% da população, equivalente a 4,7 mil pessoas de várias faixas etárias.

Este ano, mais de 3,4 mil cidades em 18 países participaram do Dia do Desafio. A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior percentual de pessoas para praticar pelo menos 15 minutos de exercícios físicos entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. Nesta competição o município de Monsenhor Tabosa enfrenta a cidade de Castilho/SP.

Durante todo o dia foram registrado vários momentos envolvendo a prática de atividade física. Pela manhã, cerca de 50 idosos do grupo de convivência do CRAS, fizeram meia hora de exercícios físicos sob a orientação de um profissional. Nas escolas municipais e estaduais também teve parada para exercícios físicos. A Escola Indígena de Monsenhor Tabosa levou seus alunos para um momento de lazer no clube da cidade, a escola do distrito de Barreiros realizou atividade de caminhada e ciclismo com os alunos. No final a tarde houve uma caminhada da Praça Valdemar Dias Cavalcante no bairro Carrapicho até a praça sete de setembro, no centro.

Para Amaury Melo, chefe de gabinete da prefeitura de Monsenhor Tabosa, A preocupação com a saúde faz parte da rotina dos estudantes e a proposta é que a escola seja multiplicadora dos bons hábitos entre as famílias e na comunidade. “Hoje tivemos uma adesão extraordinária por parte das escolas nesse evento do dia do desafio, um importante passo para despertar em nossos jovens o interesse pelo cultivo de bons hábitos e esportes. Precisamos desenvolver mais ações com o público sobre os malefícios do sedentarismo em todas as idades”, disse.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá com a proposta de incentivar o interesse pelas atividades físicas. O movimento envolve agentes comunitários, além do Poder Público e instituições privadas.

Edição: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.