No período de 16 a 19 de novembro, aconteceu um treinamento na Escola Vicente Ribeiro do Amaral, com a temática: O Aproveitamento da palma forrageira na alimentação humana. O curso foi ofertado pelo Sindicato Rural de Monsenhor Tabosa (CE) em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
A proposta do curso surgiu a partir de um projeto elaborado pelos alunos da disciplina de Biologia, sob a orientação da professora Clícia Nascimento, como complemento ao conteúdo sobre botânica. Participaram do evento: alunos, pais e demais membros da comunidade escolar.
Durante o curso os alunos aprenderam como fazer a coleta das raquetes de palma, sua higienização, remoção dos espinhos e preparo de alimentos líquidos como: Suco de palma com limão, e também receitas salgadas: Coxinha de frango com palma, panqueca recheada com frango desfiado e palma, dentre outros pratos.
A professora explica que através das pesquisas sobre o uso da Palma na alimentação humana foi possível diminuir a “resistência” que existia sobre o uso restrito da planta apenas na alimentação bovina.
As receitas ensinadas foram provadas e aprovadas. Cada pessoa pode desenvolver receitas mais sofisticadas ou mais simples com a leguminosa. “O importante é fazer da palma um alimento de uso habitual em nossa mesa e assim valorizar hábitos saudáveis, econômicos, ecológicos e regionais”, disse a professora Clícia.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.