CORREÇÃO DETALHADA
Folha de correção da redação do Enem 2024 pode ser acessada na página do participante
16 de março de 2025
Portal GCMAIS
Os participantes do Examinação Vernáculo do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem acessar a correção detalhada de suas redações. O Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, na manhã desta sexta-feira (14), a visualização das folhas de redação na plataforma da Página do Participante.

>>>Clique cá para seguir o ducto do GCMAIS no WhatsApp
Para consultar o espelho da redação, o participante deve acessar a plataforma com o número do CPF e a senha cadastrados no portal Gov.br.
Vale ressaltar que o entrada à prova de redação é de caráter pedagógico e é disponibilizado somente posteriormente a divulgação dos resultados oficiais do examinação, que ocorre em janeiro. A consulta permite que os participantes compreendam os critérios usados para avaliação e identifiquem os pontos em que seu desempenho foi satisfatório, assim uma vez que as áreas que podem ser aprimoradas para futuras edições do examinação ou em outras produções textuais.
Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da legado africana no Brasil.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias
Verificação das Notas
Com o espelho da redação, o participante pode verificar a pontuação recebida em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada cultura vale até 200 pontos, e a pontuação máxima que o candidato pode compreender é de 1.000 pontos. O desempenho na redação é estimado por dois avaliadores, e a nota totalidade de cada um é a soma das notas atribuídas a cada cultura. A nota final do participante é a média das notas dos avaliadores.
Em caso de discrepância entre as avaliações, o texto pode passar por até quatro avaliações independentes para estabelecer a nota final. De consonância com o Inep, todo o processo de avaliação é rigorosamente supervisionado e segue os critérios estabelecidos no edital do examinação.
Treineiros
Os resultados dos “treineiros” — candidatos que realizaram a prova com o objetivo de testar seus conhecimentos — também estão disponíveis na Página do Participante. Em 2024, mais de 841,5 milénio dos 4.325.960 inscritos (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, enquanto 24.723 participantes (0,6%) realizaram o examinação para autoavaliação.
O Inep esclarece que candidatos com provas anuladas não terão entrada à folha de redação. A anulação ocorre em casos uma vez que uso de impropérios, desenhos ou identificação no texto, ou ainda quando a redação for predominantemente ou integralmente escrita em língua estrangeira.
Para quem deseja entender mais detalhadamente os critérios de correção da redação, o Inep disponibilizou uma silabário online que pode ser consultada pelos participantes.
Com informações Dependência Brasil.
Leia também |Dois motoqueiros morreram em acidente grave na Pacatuba
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.