Cidades

Estudo feito em Crateús é apresentado em evento internacional

Página Aberta – Informação e Realidade

 Professor Emanuel Dias apresentou o projeto em congresso no Rio de Janeiro


O trabalho intitulado “Efeitos de diferentes extratos e concentrações do Nim na atividade microbiológica e na relação milho-micorriza em um solo do sertão do Inhamuns- CE, Brasil” (Effects of different extracts and neem concentrations in microbiological activity and corn-mycorrhizal relationship cultivated in a soil of the “Sertão do Inhamuns” Ceará, Brazil) foi apresentado no 21º World Congress of Soil Science (WCSS), realizado no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto.

O estudo é fruto de um projeto que visou avaliar os efeitos de diferentes extratos de Nim (Azadirachta indica) na atividade dos micro-organismos do solo de Crateús. Trata-se de uma planta exótica de ampla distribuição na região semiárida, sobretudo nos ambientes urbanos. De acordo com o professor Emanuel Dias Freitas (IFCE campus de Crateús), coordenador do projeto, as análises permitiram concluir que o extrato feito com sementes dessas espécies, além de ser prejudicial contra os insetos, é nocivo para os micro-organismos do solo.

O projeto foi realizado em parceria com o professor Paulo Furtado Mendes Filho, da Universidade Federal do Ceará, e as recém-egressas do bacharelado em Zootecnia do campus de Crateús, Dayanne Camelo e Leila Maria Tavares.

O WCSS é considerado de grande importância nas ciências agrárias. “Trata-se de um congresso que conta com a participação de diversos pesquisadores de todo o mundo, que trocam informações e firmam parcerias entre instituições de ensino e pesquisa”, salientou Emanuel.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.