Cidades

Gincana contra o mosquito Aedes Aegypti movimenta escolas de Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Notícia com Propósito
 Alunos recolhem pneus e garrafas. Imagem: Mharcya Souza


Turmas de alunos das três maiores escolas do município de Monsenhor Tabosa/CE: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Leitão, Escola Estadual Vicente Ribeiro do Amaral e Escola Estadual Governador Adauto Bezerra, participam de uma gincana cujas provas estão ligadas a conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria coma educação, após alguns episódios envolvendo casos das doenças no município.

“A parceria com as escolas é muito importante nesse trabalho, pois são várias pessoas atuando ao mesmo tempo, consequentemente alcançamos melhores resultados”, garante os organizadores.

A gincana compreende 10 provas, das quais três são externas, como visitação a residências a fim de identificar possíveis focos do mosquito e depósitos de lixo, e a coleta de resíduos sólidos como pneus e garrafas. O trabalho dos alunos é realizado em parceria com os agentes de endemias.

Parte do material recolhido será encaminhada para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, parte será vendido e o dinheiro utilizado para a premiação, outra parte será descartada.

O encerramento está marcado para à tarde do dia 31 de maio (quarta), na Quadra Poliesportiva José Marques Brasil, no bairro Carrapicho, onde as escolas serão concentradas para participarem da ultima prova.

No local haverá uma comissão julgadora que avaliará todas as provas cujo conteúdo deve contemplar o tem: Monsenhor Tabosa contra o Mosquito Aedes Aegypti. Dentre as provas estão à confecção de folder pelos alunos, vídeo com depoimento de um morador que já teve Zica, Dengue ou Chikungunya, mascote com reciclagem, paródia e o grito de guerra. A escola que efetuar o maior número de pontos ganhará o prêmio, que será um troféu para a escola e medalhas para os alunos participantes representantes da referida escola.

Reportagem Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.