Cidades

Governo do Ceará assina documento para construção de 40 Areninhas no Estado

  • 11 set 2017
  • As estruturas serão construídas em áreas de várzea em zonas urbanas. Foto: Carlos Gibaja


A Arena Castelão foi palco de grande festa para celebrar esporte e cidadania nesta segunda-feira (11). O Governo do Ceará selou o compromisso, por meio de documento assinado pelo governador Camilo Santana, para a construção de 40 Areninhas no Estado. As obras serão executadas pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as prefeituras, e têm o objetivo de propagar nova dinâmica social nas cidades cearenses, com estrutura para prática esportiva e lazer da população.

Com investimento de R$ 70 milhões, as Areninhas contemplarão espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

“O que estamos fazendo é repetir o bom exemplo vivenciado em Fortaleza, com as Areninhas que já foram construídas e beneficiam a população. Além de levar esporte para as pessoas, esse projeto é uma forma de dar cidadania, de descobrir talentos, de diminuir a violência nas cidades. E a ideia é que a própria comunidade faça a gestão daquele espaço. A comunidade precisa se sentir dona daquele espaço. Vamos criar um mecanismo de atividades esportivas durante o dia inteiro, e também vai ser um espaço para ser utilizado, por exemplo, para projetos que envolvem atividades com terceira idade, crianças", disse o governador.

A festa de lançamento do Projeto Areninha teve a presença de jovens vindos das cidades do Interior, deputados estaduais e federais, secretários, prefeitos e vereadores de todo o Estado.

Cidades contempladas

Os municípios que receberão o Projeto Areninha neste primeiro momento são: Acaraú, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

Ao anunciar as cidades, Camilo Santana destacou que o Governo do Ceará continua com esforços para que mais destes equipamentos sejam projetados futuramente para outros locais do Estado. "Vamos lançar outro programa para os municípios menores, para compensar as cidades que não receberam as Areninhas. Faremos os Campinhos: campos society, que serão construídos em 100 cidades", relatou o chefe do Executivo.

Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar

Deixe um comentário