Cidades

Governo do Ceará concede título de imóvel rural a mais de 100 famílias de Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Informação e Realidade


Mais de 100 títulos do Programa de Regularização Fundiária foram entregues em Monsenhor Tabosa, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace).

O evento foi presidido pelo assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana durante a solenidade.

“Nós já entregamos anteriormente títulos de terra aqui em Monsenhor Tabosa e entregamos 109 hoje. Já temos aí uns 220 entregues. No total são 425, então entregaremos os outros em breve”, lembrou Nelson Martins.

“A grande importância da entrega dos títulos é que o agricultor passa a ser o dono da sua terra. Fica pra ele, para os filhos e netos. Ele vai ter um acesso muito maior ao financiamento, principalmente do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que tem um prazo de carência grande, que o juro é baixo. Isso vai ajudar muito o desenvolvimento da agricultura familiar aqui no município”, concluiu Nelson.

Segundo Guilherme Brasil, representante do do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a parceria do Instituto do Programa de Regularização Fundiária no Ceará atesta o reconhecimento do Governo Federal ao processo realizado pelo Governo do Ceará. “O Incra é um parceiro nesse processo de regularização fundiária, onde ele não entrou só com recurso. Dos R$ 70 milhões aplicados no estado do Ceará, o Incra entrou com R$ 56 milhões, porque houve um reconhecimento por parte do Governo Federal de que o Governo do Estado estava fazendo a coisa certa”, destacou.

Participaram também do evento, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, Prefeito Jeová Madeiro, e outras autoridades municipais.

A previsão do Idace para 2019 é que sejam entregues mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, nos 129 municípios trabalhados pelo Programa, desde 2007.

“É uma felicidade estar coordenando o Programa de Regularização Fundiária, através do Idace. O Idace já georreferenciou 70% das terras do estado do Ceará e nós estamos com uma meta de concluir esse programa, pelo menos a parte principal, até o final do governo Camilo Santana”, anunciou José Wilson, superintendente do Idace.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da SDA e Idace, com o Giverno Federalecretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, com o Governo Federal, por meio do Incra e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.