Cidades

Índia de Monsenhor Tabosa tem foto destacada na BBC News

Página Aberta – Informação e Realidade

 Índia Luíza, etnia Tabajara. Foto: BBC NEWS.


Na ultima segunda-feira (12), um grupo formado por cerca de 300 mulheres indígenas ocuparam um prédio do Ministério da Saúde em Brasília, para protestar exigindo do governo federal, melhores cuidados de saúde para os povos indígenas, especialmente mulheres.

Na reportagem publicada pela BBC News, um dos maiores departamentos de comunicação mundial, a foto em destaque foi da indígena Luiza Nascimento (Luiza Canuto), pertencente à etnia Tabajara, cujos povos vivem aldeados no município de Monsenhor Tabosa, no Ceará. Luiza, é uma das principais lideranças dos povos indígenas em seu município e estado.

Os indígenas também protestaram contra a proposta do governo Bolsonaro de tornar os municípios responsáveis ​​pela prestação de serviços médicos aos indígenas, e os líderes comunitários temem que as autoridades locais careçam da infraestrutura e das unidades especializadas necessárias.

De acordo com a reportagem, mais de 800 mil indígenas vivem em 450 territórios indígenas demarcados em todo o Brasil – que cobrem cerca de 12% da terra. A maioria está localizada na região amazônica e algumas pessoas vivem totalmente isoladas.

Redação: Página Aberta

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.