Os Povos Indígenas da etnia Tabajara, residentes no município de Monsenhor Tabosa (CE), estiveram reunidos neste sábado (25), no primeiro encontro de articulação dos jovens tabajaras, com a finalidade de criar o Conselho da Juventude Indígena.
Conselhos de Juventude Indígena – são espaços de integração, participação e interlocução da juventude com o poder público no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude.
O Conselho dos Povos Indígenas já existem em nível nacional e este ano começou a articulação em nível de estado do Ceará. No âmbito da etnia Tabajara em Monsenhor Tabosa, foi pensado pelas lideranças das aldeias na perspectiva de integrar os jovens, explica Elvis de Melo – membro do movimento.
O objetivo do Conselho é integrar os jovens para que percebam e se esclareçam sobre as principais bandeiras de luta atual dos povos indígenas, que são: a demarcação de terras indígenas, a valorização e reconhecimento de sua identidade étnica e cultural, a identificação (identidade indígena), o respeito dos valores e da cultura e principalmente a quebra do preconceito com o índio.
Membro da etnia Tabajara, o jovem Elvis de Melo, ressalta que o Conselho Indígena em âmbito municipal, foi pensado pelas lideranças das aldeias no intuito de integrar os jovens da etnia.
Em Monsenhor Tabosa, os Tabajaras se articulam em 9 Aldeias: Olho Dágua dos Canutos, Olho Daguinha, Malhada da Onça, Serra Branca, Sítio de Souza, Baixa Fria, Taboa, Belmonte e Lagoa dos Santos. Em todas as aldeias há jovens que precisam se articular, explica Elvis.
“Os jovens indígenas são o futuro do movimento, são as pessoas que vão trabalhar integradas com as lideranças, para que no futuro possam dar continuidade aos trabalhos, preservando a cultura, os valores e a ampla defesa de seus direitos junto à sociedade”.
Entre a população do município de Monsenhor Tabosa, que é de 17.025 habitantes (IBGE/2016), existem 4 etnias indígenas: Tabajara, Potiguara, Gavião e Tubiba Tapuia. Segundo levantamento um terço da população é considerada indígena, tornando o município referência em número de habitantes indígenas no Estado do Ceará.
Hoje no Brasil existem 241 povos indígenas falantes de mais de 150 línguas, além dos grupos considerados isolados ou não contatados. De acordo com os dados do IBGE, referentes ao Censo 2010, 817 mil indígenas, ou cerca de 0,4% da população brasileira, vivem distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas.
Por: Dorismar Rodrigues
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.