saiba os horários
Estados brasileiros porquê São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas terão visibilidade totalidade do evento
13 de março de 2025
Portal GCMAIS
Na madrugada desta sexta-feira (14), o firmamento do Brasil será palco de um espetáculo vasqueiro: a Lua de Sangue, que é um eclipse lunar totalidade, visível em todas as partes do país. Levante é o primeiro evento do tipo em dois anos e meio e terá duração de 65 minutos durante a temporada de eclipse totalidade.

O fenômeno começará com a temporada penumbral às 23h57 (horário de Brasília) desta quinta-feira (13). A totalidade, quando a Lua assume a coloração avermelhada particularidade, ocorrerá entre 2h26 e 3h31 da madrugada de sexta-feira. O eclipse se encerrará com o termo da penumbra às 6h00. O evento será visível em todo o território brasílico, com horários ajustados conforme os fusos regionais.
>>>Clique cá para seguir o meio do GCMAIS no WhatsApp
Siga o GCMAIS no Google Notícias
Eclipse: Lua de Sangue estará visível em todo o Brasil na madrugada desta sexta-feira (14)
A coloração avermelhada da Lua ocorre devido à dissipação da luz solar pela atmosfera terrestre, um efeito divulgado porquê espalhamento de Rayleigh. Durante o eclipse, a Terreno se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz direta e permitindo que exclusivamente os comprimentos de vaga vermelhos atinjam a superfície lunar.
Estados brasileiros porquê São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas terão visibilidade totalidade do evento. Não é necessário equipamento próprio para observar o eclipse, mas recomenda-se buscar locais com pouca poluição luminosa (porquê áreas afastadas das grandes cidades) para uma melhor experiência.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube
Leia também | Por que a Lua fica vermelha no eclipse lunar? Entenda fenômeno
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.