Um grupo de pessoas realizou na manhã desta segunda-feira, 15 de outubro, uma manifestação, nas imediações do Açude Gonzaga Mota (Açude do Jucás), em Monsenhor Tabosa. O reservatório é administrado pela Prefeitura e durante muitos anos foi responsável pelo abastecimento da cidade.
O açude está com pouca água e o sistema de abastecimento programado para atender apenas 35 famílias de 5 comunidades do seu entorno. O serviço é vinculado a Associação São Jorge, de Oitis dos Jorge, uma das comunidades beneficiadas com o abastecimento.
Os moradores denunciam que neste domingo (15), vários pipeiros, entraram no local com seus caminhões e retiraram água para vender, entretanto, a água não é própria para o consumo humano, apenas para atividades domésticas.
Os manifestantes bloquearam o acesso ao açude para que os pipeiros não tenham mais acesso à água. Eles informaram que um representante da prefeitura esteve no local e assegurou o compromisso de que a fiscalização será intensificada de modo que o pouco de água que resta seja para uso exclusivo das respectivas famílias.
OPERAÇÃO PIPA
A operação pipa coordenada pelo exercito (40 BI) está em funcionamento abastecendo as famílias do interior do município. Entretanto, dos caminhões 12 pipas credenciados, 3 desistiram e aguardam reposição. A água é trazida da cidade de Nova Russas (CE), distante 60 km.
Nos próximos dias, caixas de 5 mil litros serão instaladas nos bairros: Lagoa Seca, Alto do Papoco, Carrapicho, Conjunto Marques nata e Massapê, onde os moradores enfrentam maior dificuldade de abastecimento. Esse abastecimento será coordenado pela Defesa Civil do Estado, a água será tratada e virá da cidade de Santa Quitéria.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.