Cidades

Médicos cubanos do Programa Mais Médicos Brasil recebem homenagem em Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Notícia com Propósito
 Médica, Dra. Estrella Hechavarria Ortiz. Foto: Dorismar Veras


A Câmara Municipal de Monsenhor Tabosa – CE, homenageou na manhã desta quarta-feira (12/04), os médicos cubanos do Programa Mais Médicos Brasil que trabalharam neste município, em especial Dr. José Ignácio Alonso Martinez e Dra. Estrella Hechavarria Ortiz, que nesta manhã foram agraciados com o Título de Cidadão Taboense. Os médicos estão encerrando suas atividades e retornam à Cuba ainda este mês. A cerimônia foi na Câmara Municipal. A concessão do título foi uma proposta do vereador Vicente Sampaio (Vicentinho), que não pode comparecer a sessão.

Ambos com formação em medicina geral, chegaram ao município em março de 2014, onde passaram a integrar o Programa Saúde da Família e atender aproximadamente 40 comunidades. Eles contam que ao iniciar o trabalho no Município, se depararam com alguns desafios, entre eles, altos índices de doenças crônicas como Hipertensão Arterial e Diabetes. Nos três anos em que estiveram em Monsenhor Monsenhor Tabosa, juntamente com a equipe fizeram cerca de 10.000 mil atendimentos e 750 pré-natais acompanhados.

Em 2015, Dr. José Ignácio, apresentou na Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto de intervenção sobre Psicoprofilaxia pré-natal que tem como objetivo lograr uma atenção integral e de maior qualidade das gestantes com a participação de uma equipe multidisciplinar e com a motivação do parto fisiológico e resgate do aleitamento materno exclusivo nas crianças até seis meses de idade no município. O projeto foi aprovado como TCC da especialização em Medicina da Família.

Já a Dra. Estrella apresentou também na UFC, um projeto de intervenção sobre o resgate do aleitamento materno exclusivo nas crianças do município com até seis meses de idade, projeto que foi aprovado como TCC da especialização em saúde da família.

Dra. Estrella integra a equipe multidisciplinar do município de Monsenhor Tabosa que executou na prática o projeto de Psicoprofilaxia Pré-Natal, único de seu formato em toda a região e que atuou em defesa do parto vaginal e redução do índice de cesáreas, com um enfoque biopsicossocial no atendimento.

Durante os três anos morando no município, integraram-se ao povo Taboense, fazendo parte da vida cultural e social do município. Junto a outros colegas, realizaram em 2016, exposição da cultura cubana durante as celebrações da semana alusiva aos 65 anos do município, estando presente em atividades comemorativas escolares e outras instituições para palestras de saúde.

RECONHECIMENTO

Durante a solenidade, os vereadores lembraram que o reconhecimento aos médicos é justo, pois além do compromisso profissional são pessoas muito humanas e que dedicam amor ao trabalho.

Prestigiou a Sessão Solene, a secretária de Saúde Celi Regina, O secretário de Educação Neto Madeiro, a secretária do Meio Ambiente Soaria Pedrosa, colegas médicos que atuam no município, dentre outros profissionais de saúde.

A Secretária de Saúde diz que as homenagens são merecidas, e que o trabalho dos médicos é de altíssima qualidade. “O Cuidado deles com os pacientes é algo exemplar”, afirma.

Para o secretário de Educação Neto Madeiro, são mais três cidadãos de alto gabarito incorporados ao município de Monsenhor Tabosa. Segundo ele todos têm em comum a vontade de trabalhar e o zelo pela profissão. Pelas redes sociais os médicos também receberam várias manifestações de carinho.

Emocionados, os médicos José e Estrella, afirmaram que vão embora levando na bagagem muitas histórias, amor e a amizade do povo de Monsenhor Tabosa. Para eles a atuação no município foi muito importante para suas vidas profissionais.

OUTRO TÍTULO

Na mesma sessão também foi agraciado com o título de cidadão taboense, o enfermeiro Ricardo Teles Magalhães. Ricardo é natural de Teresópolis (RJ), filho de Agricultores cearenses cresceu em Hidrolândia-CE. Em 1999, é apresentado à Monsenhor Tabosa, na ocasião assumindo um cargo de coordenação de vigilância à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde, tendo ocupado outros cargos nos anos seguintes também na área da saúde. Casou-se e tem um filho com a professora Valquíria Mesquita, que é taboense.

Atualmente o profissional cursa o décimo período em medicina na Universidade Federal do Piauí. A secretária de saúde Celi Regina, enaltece o trabalho do profissional e afirma que o mesmo está cotado para atuar como médico em Monsenhor Tabosa ao término de seu curso. A vereadora Dedé foi autora do requerimento que culminou com a homenagem a Ricado Teles.

REPORTAGEM: DORISMAR RODRIGUES

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.