O Governo do Ceará lançou nesta terça-feira, dia 27, no Hotel Oásis em Fortaleza, a expansão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) para 15 novos municípios. Dentre os municípios contemplados nesta etapa está Monsenhor Tabosa, que esteve representado no evento pelo secretário municipal de educação Neto Madeiro.
Durante o lançamento aconteceu o Seminário: Padin uma realidade do Ceará, e contou com as participações da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar. O programa contará com investimentos de R$ 2,1 milhões.
Os demais municípios beneficiados nesta nova etapa são: Tejuçuoca, Bela Cruz, Chaval, Coreaú, Pires Ferreira, Senador Sá, Paramoti, Santa Quitéria, Ibicuitinga, Ibaretama, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Potengi e Farias Brito. Em cada município, estarão envolvidos 1 supervisor, 8 Agentes do Desenvolvimento Infantil e 80 famílias contempladas.
O seminário reuniu professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual envolvidos no processo de formação do Padin, iniciado em 2017, ano de implementação do projeto, que atendeu 2.711 famílias, provenientes de 35 municípios cearenses.
Sobre o Padin
Lançado em junho de 2016, a iniciativa tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. O programa faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares. O Padin está relacionado especificamente ao pilar Tempo de Crescer.
O programa visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, prioritariamente que ainda não tem atendimento à creche. O Padin realiza visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e/ou os cuidadores das crianças nessa faixa etária.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.