Cidades

Monsenhor Tabosa: Gincana entre escolas aborda Aedes Aegypti como tema

  • 01 jun 2017
  • Todas as provas deviam estar relacionadas ao tema: Imagem Dorismar Rodrigues


Uma gincana idealizada pela Secretaria de Saúde de Monsenhor Tabosa/CE mobilizou durante alguns dias, alunos das três maiores escolas existente no município: Escola Municipal Luiz Leitão, Escola Estadual Vicente Ribeiro e Escola Estadual Adauto Bezerra. O tema da gincana era: Monsenhor Tabosa contra o Aedes Aegypti. Todas as provas deveriam estar relacionadas ao tema, visando à conscientização e o combate ao mosquito que por sua vez transmite Dengue, Zica e Chikungunya.

 A gincana foi encerrada na tarde de ontem, 31 de maio, com a concentração das três escolas e a realização de provas na Quadra Poliesportiva José Marques Brasil, já a entrega da premiação ocorreu na Praça Sete de Setembro. Além de alunos, professores e núcleo gestor das escolas, o momento contou com a presença de autoridades do executivo municipal e Ministério Público Estadual.

Entre as 10 provas algumas foram realizadas externamente, como visitação a residências, objetivando detectar focos do mosquito e depósitos de lixo, e coleta de resíduos sólidos como pneus e garrafas. O trabalho dos alunos é realizado em parceria com os agentes de endemias. Uma grande quantidade de resíduos foi recolhida pelos alunos e serão reciclados e/ou descartados de forma adequada.

Após as provas e contagem da pontuação, a Escola Vicente Ribeiro do Amaral foi anunciada como vencedora da gincana. Em segundo lugar ficou a Escola Luiz Leitão e em terceiro a Escola Adauto Bezerra. Os participantes receberam troféu e medalhas. Para os próprios alunos, todos são vencedores, pois atuaram em prol de um bem maior, o combate a esse grande vilão, que é o mosquito Aedes.

A Secretária Municipal de Saúde Celi Regina, parabenizou as três escolas envolvidas na gincana e disse que todos saem ganhando com esta ação coletiva.

Colaboração: Mhárcya Souza
Edição: Dorismar Rodrigues

Compartilhar

Deixe um comentário