Cidades

Monsenhor Tabosa: Hemoce fará campanha de coleta de sangue e cadastro para doador de medula óssea

Página Aberta – Notícia com Propósito
 A doação de sangue é simples, não doe e não traz nenhum prejuízo para a saúde do doador.


Na próxima quarta-feira (21/06), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), estará em Monsenhor Tabosa, em campanha de coleta de doação de sangue. O atendimento a população será no CRAS, no bairro Carrapicho, a partir das 7 horas da manhã.

Na ocasião também haverá cadastro pra quem quiser ser doador de medula óssea.

Poderão doar sangue, pessoas com idade entre 16 e 67 anos, com peso acima de 50Kg, que estejam bem alimentadas, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas, que tenham repouso noturno de pelo menos 6 horas noturno, que não tenham sofrido desgaste físico intenso e que estejam gozando de boa saúde.

Todos os candidatos à doação deverão apresentar documento de identificação com foto. As pessoas com 16 anos precisam de autorização dos pais e xerox do RG do responsável e ainda preencher um termo de consentimento fornecido pelo HEMOCE.

A doação de sangue é simples, não dói e não traz nenhum prejuízo para a saúde do doador. Todo o material usado é descartável e o HEMOCE conta com uma equipe de profissionais capacitados para a realização do procedimento.

PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA 

– Ter entre 18 e 55 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).

Processo de doação:

 Caso haja compatibilidade com algum paciente, seus dados serão verificados e o doador será convidado a realizar novos testes sanguíneos.
– Se a compatibilidade for confirmada, o possível doador será convidado a efetuar a doação.
– Você será avaliado por um clínico e receberá informações

 O que é Medula Óssea?

A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quem necessita da doação de medula óssea?

Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

Mais informações acesse o LINK

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.