Na próxima quarta-feira (21/06), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), estará em Monsenhor Tabosa, em campanha de coleta de doação de sangue. O atendimento a população será no CRAS, no bairro Carrapicho, a partir das 7 horas da manhã.
Na ocasião também haverá cadastro pra quem quiser ser doador de medula óssea.
Poderão doar sangue, pessoas com idade entre 16 e 67 anos, com peso acima de 50Kg, que estejam bem alimentadas, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas, que tenham repouso noturno de pelo menos 6 horas noturno, que não tenham sofrido desgaste físico intenso e que estejam gozando de boa saúde.
Todos os candidatos à doação deverão apresentar documento de identificação com foto. As pessoas com 16 anos precisam de autorização dos pais e xerox do RG do responsável e ainda preencher um termo de consentimento fornecido pelo HEMOCE.
A doação de sangue é simples, não dói e não traz nenhum prejuízo para a saúde do doador. Todo o material usado é descartável e o HEMOCE conta com uma equipe de profissionais capacitados para a realização do procedimento.
PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
– Ter entre 18 e 55 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade
O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).
Processo de doação:
– Caso haja compatibilidade com algum paciente, seus dados serão verificados e o doador será convidado a realizar novos testes sanguíneos.
– Se a compatibilidade for confirmada, o possível doador será convidado a efetuar a doação.
– Você será avaliado por um clínico e receberá informações
O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.
Mais informações acesse o LINK
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.