Cidades

Monsenhor Tabosa recebe Prêmio Escola Nota Dez

Página Aberta – Informação e Realidade

 Caravana de Monsenhor Tabosa comemora premiação. Foto/Divulgação


Aconteceu ontem, dia 6 de junho de 2019, no Centro de Evento do Ceará, em Fortaleza, o evento de entrega de Prêmio Escola Nota Dez para as melhores escolas públicas do ano passado, em 182 municípios. Promovido pelo Governo do Ceará, a iniciativa realizou 337 premiações em sua 11ª edição. O governador Camilo Santana marcou presença, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

Monsenhor Tabosa, integra as cidades que receberam a premiação das mãos do governador Camilo Santana, através das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Letão (sede), nota dez no SPAECE ALFA – 2º ANO; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Nunes Leitão (Assentamento Paulo Freire), nota dez no 5º Ano; e Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Francisco (Assentamento de Santana), nota dez no 5º Ano, sendo esta ultima premiada no 5º Ano.

Esta não é a primeira vez que a Escola São Francisco obtém nota máxima na avaliação, em 2015, foi nota dez premiada no SPAECE ALFA – 2º Ano e em 2018 foi nota dez premiada no 5º Ano.

Representantes das três Escolas Nota Dez de Monsenhor Tabosa; Equipe da Secretaria Municipal de Educação; Secretário das pasta, Neto Madeiro e o prefeito Jeová Madeiro, participaram do evento.

Desde 2015, o Governo do Ceará desenvolve o Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. Essa medida tem como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, passou a atender também do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II nas escolas públicas cearenses. As estratégias para alcançar a melhoria nestes níveis de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático.


Avaliação


Para conquistar a premiação, as escolas devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto nos 5º e 9º anos os estudantes devem obter notas entre 7,5 e 10 em Português e Matemática.

As informações dos resultados são colhidas através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.


Reconhecimento


A premiação para cada escola é de R$ 2 mil por aluno avaliado. Aquelas que precisam melhorar seu desempenho no processo avaliatório também recebem um estímulo de mil reais por estudante. O pagamento é feito em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 75% do valor total que cada unidade tem direito, mediante aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros. O restante será quitado após a escola comprovar a execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; apresentar manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e a melhoria dos resultados da escola apoiada.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.