Alertar as crianças quanto à violência sexual e apresentar formas e locais para pedir ajuda. Esses foram objetivos do Teatro CREAS, apresentado esta semana, 21 a 25 de maio de 2018, para mais de 300 alunos do ensino fundamental, de várias escolas do município de Monsenhor Tabosa (CE).
A tarefa de explicar às crianças, a partir de 3 anos de idade, as diferenças entre gestos de carinho e de abuso sexual, como se defender e onde procurar ajuda coube aos bonecos Fifi (Isaura Flor) e Pipo (Marciana Lima). Eles são os personagens que entre si abordam a temática e interagem com o público. “A gente não deve deixar ninguém tocar nas nossas partes íntimas, tem pessoas muito más que fazem isso com crianças e não podemos ficar calados”, alerta Pipo.
A apresentação do Teatro CREAS, fez parte da programação organizada pela Secretaria de Assistência Social – SETAS, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, com apoio de outros equipamentos para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Foram vários espetáculos apresentados nas escolas da sede e do interior taboense.
A psicóloga do CREAS, Tatiara Gomes, destaca que o espetáculo, além de abordar as formas de abuso, enfatiza onde procurar ajuda. “Essa ajuda pode vir da escola, da família, dos postos de saúde, do CREAS, do CRAS, do NASF, do Conselho Tutelar, do Disque 100. Às vezes, a família não acredita, não ouve. O espetáculo mostra que as crianças e adolescentes devem conversar com familiares e professores e podem buscar apoio em outros locais, com profissionais que estarão pontos para ajudar”, ressalta.
A psicóloga enfatiza que ações como essa servem para prevenir e alertar. “Se é algo que acontece desde muito cedo, a criança acha que é normal. Por meio do teatro, ela vê que isso não pode estar acontecendo, que ninguém pode tocar em certos locais, e acaba se sentindo encorajada a pedir ajuda, a se proteger”, ressalta.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.