O Ministério Público Federal (MPF) defende a adoção, no Brasil, de medidas que garantam a preservação da memória indígena. Durante o III Fórum de Museus Indígenas do Ceará que aconteceu em Monsenhor Tabosa (CE), cidade a cerca de 300 km de Fortaleza, o representante do MPF no evento, procurador da República Adalberto Delgado Neto, alertou que sem a devida conservação, a história dos povos indígenas pode ser esquecida.
O Fórum de Museus Indígenas representantes de povos indígenas que desenvolvem processos museológicos em seus territórios para a troca de experiências e saberes, articulação interinstitucional e formação em rede.
Durante a abertura do evento, Delgado Neto chamou a atenção para a necessidade de preservação da memória indígena, principalmente num cenário de choque vivenciado pela cultura brasileira, quando do triste incêndio do Museu Nacional, que destruiu várias relíquias dos povos indígenas.
O fórum acontece em intervalo de dois anos e é organizado pela Comissão Estadual da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil em parceria com a Rede Cearense de Museus Comunitários. No domingo, 16, último dia da programação, indígenas, pesquisadores, estudantes e gestores culturais dialogaram sobre memória e patrimônio cultural, com ênfase nas temáticas dos museus indígenas, acervos indigenistas, processos museológicos colaborativos, patrimônio arqueológico, formação de acervos, qualificação técnica para a autogestão museológica e articulação em rede.
O Fórum de Museus Indígenas é a instância máxima de articulação política do movimento dos museus indígenas no Estado, que vem se destacando no cenário nacional nos últimos anos e se consolidando como um dos principais focos na discussão sobre os museus indígenas no Brasil e na América Latina
A Terra Indígena Serra das Matas, que sedia o fórum, é um território Indígena contínuo, multiétnico e pluricultural, encravado em pleno sertão do Estado do Ceará, entre os municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboril e Boa Viagem, onde habitam os povos Potyguara, Gavião, Tabajara e Tubiba-Tapuia, que foram os anfitriões do encontro.
Com informações da Rede Indígena de Memória e Museologia Social
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458
prce-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_ce
Facebook: /MPFederal
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.