Cidades

Município de Monsenhor Tabosa implanta o Programa Criança Feliz do Governo Federal

Com a presença do prefeito Jeová Madeiro, secretários municipais, membros do Conselho Tutelar, Conselho de Direito, e outros, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município de Monsenhor Tabosa (CE), promoveu na noite desta terça-feira (11), em Praça Pública, o lançamento do Programa Criança Feliz do Governo Federal.

O Programa que promoverá ações voltadas para gestantes, o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Programa Bolsa Família, e também as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), coloca em prática o Marco Legal da Primeira Infância, que prevê uma série de iniciativas de atenção às crianças nos primeiros anos de vida.

Durante o lançamento a secretária do Trabalho e Assistência Social, Sra. Letícia Pontes, explicou que o Programa, operacionalizado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuará com a qualificação do atendimento às famílias e o fortalecimento de vínculos familiares. “Por meio de visitas domiciliares sistemáticas, as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados para orientar os pais sobre a melhor forma de estimular seus filhos. O Programa terá ainda ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, entre outros”, disse.

Para o prefeito Jeová Madeiro, ter o município de Monsenhor Tabosa inserido no Programa Criança Feliz, é possibilitar melhores perspectivas de desenvolvimento humano, especialmente num momento em que valores familiares têm sido duramente atacados.

Para a professora Elisângela Oliveira, que atuará como Supervisora Pedagógica do Programa, o mesmo atenderá 100 famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade e/ou risco social, atuando também com caráter preventivo, junto às famílias que serão instruídas através de atividades e orientadas pelos visitadores. O programa terá a coordenação da Assistente Social Rita Maria. Os visitadores serão: Claudiana Oliveira, Lowrane Melo e Warley Sousa.

Silvia Jorge, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as atividades do Programa Criança Feliz serão desenvolvidas, esteve presente no evento e ressaltou a importância do Programa para um desenvolvimento mais acelerado das famílias inseridas.

Durante a festa, as crianças contaram com: apresentação de capoeira, brincadeiras, pipoca, comida e sorteio de brinquedos.

Reportagem: Dorismar Rodrigues

Compartilhar

Deixe um comentário