Cidades

Município de Monsenhor Tabosa, no Ceará, é referência na produção de mel de abelha

Página Aberta – Informação e Realidade


Por ser considerado referência na produção de mel de abelha, o município de Monsenhor Tabosa (CE), recebeu hoje (16), uma equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Banco do Nordeste; juntos, conheceram de perto os resultados da construção de uma Casa de Mel pelo Projeto São José III no município.

Atualmente, o equipamento beneficia 63 produtores rurais da Associação Taboense de Apicultura, que contam com 1.200 colmeias habitadas trabalhando a todo vapor. Em 2018, a produção dos apicultores taboenses chegou a 13 mil kg de mel, a estimativa é que em 2019 chegue a marca dos 30 mil kg.

O próximo passo, na avaliação de Algaci Abreu, tesoureiro da Associação, é garantir que cada apicultor associado conte com, pelo menos, 30 colmeias e expandir a produção e a comercialização. O investimento do Governo do Ceará, assegura Abreu, tornou-os uma referência no setor para toda região.


Rota do Mel

Na segunda-feira (15), um grande encontro realizado em Crateús, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), reuniu técnicos de diversas instituições, apicultores, pecuaristas, bancos, universidades e atores locais, prefeituras, associações, governo estadual, SEBRAE e interessados no tema.

O objetivo do encontro foi estruturar o trabalho dos apicultores da região do município de Crateús. Uma oficina de Planejamento da Rota do Mel foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.


A ação faz parte do Programa Rotas da Integração Nacional e atua para incentivar a produção local e, com isso, o desenvolvimento das regiões por meio da geração de emprego e renda.

A Rota do Mel é composta pelos seguintes municípios: Crateús, Independência, Novo Oriente, Tauá, Parambu, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Ipaporanga, Ararendá e Poranga.


Reportagem: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.