Na manhã dessa quarta-feira (26/04), a ouvidoria do Ministério Público do Estado do Ceará realizou audiência publica na Câmara Municipal de Tamboril. A atividade faz parte de um projeto do MPCE de acompanhamento aos municípios cearenses que tem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), e Tamboril integra a lista destes municípios.
A audiência contou com a presença de vereadores, prefeito, secretários, movimentos sociais, promotor de justiça, OAB Subseção Crateús, Policia Militar, e uma equipe do Ministério Publico Estadual. A atividade foi coordenada pela Dra. Maria Neves – Ouvidora Geral e Procuradora de Justiça que destacou a importância do fortalecimento da democracia participava nesse processo.
“Essa atividade é muito importante para Tamboril, melhorar o IDH de Tamboril é um dever de todos nós, e a visita do MPCE fortalece nossa luta para alcançarmos esse objetivo”, disse o vereador Geovane do PT.
O prefeito Pedro Calisto parabenizou o Ministério Público pela ação itinerante e afirmou o emprenho da gestão para melhorar o IDH do município de Tamboril.
Durante o encontro os participantes solicitaram ao MPCE apoio para que o estado garanta um defensor público e um promotor titular para comarca de Tamboril. Também foram sugeridos fortalecimento de ações nas seguintes áreas: educação, saúde, garantia de água, saneamento básico, habitação, reforma agrária, direitos trabalhistas, esporte, cultura, dentre outras.
DESENVOLVIMENTO
A procuradora Maria Neves pediu o esforço de todos para fazer Tamboril avançar em relação à melhoria de seu IDH. Ela recomendou que as diferenças partidárias fossem deixadas de lado e que haja dedicação em construir o desenvolvimento da cidade. Orientou ao prefeito realizar um concurso publico para procuradoria do município, afirmando que: “o concurso é algo muito democrático. O procurador é pra defender o interesse do município e não simplesmente do gestor”, concluiu.
Por Gene Santos
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.