Cidades

Por falta de água bombas de captação serão desligadas do Açude Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Notícia com Propósito
 Açude Monsenhor Tabosa (CE). Imagem: Dorismar Rodrigues


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), através de seu escritório em Monsenhor Tabosa (CE), confirmou a informação de que ao longo dessa semana serão desligadas as bombas de captação de água do Açude Monsenhor Tabosa. A medida é forçada pela falta de água, o volume chegou a 0,02%. Nos últimos dias, a água retirada do reservatório está com baixa qualidade e praticamente intratável.

O Açude Monsenhor Tabosa, construído em 1998, possui capacidade de 12.100.000 m3. Apesar de ter enchido algumas vezes, sendo a última em 2009, não resistiu aos seis anos de seca consecutivos. Esse ano, o déficit pluviométrico também foi acentuado e o açude chegou ao pior nível de sua história.

POÇOS PROFUNDOS

De acordo com os técnicos da CAGECE, o consumo de água da cidade de Monsenhor Tabosa, gira em torno de 60 mil litros por hora, boa parte desse volume vinha sendo fornecido através de poços profundos perfurados no final do ano passado e início desse ano pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e a CAGECE.

O plano alternativo para manter o abastecimento da cidade é a utilização dos poços profundos já perfurados e injetados na rede da CAGECE, entretanto, já não são suficientes para atender a demanda. Nesta terça (25), geólogos devem vir ao município para alocar mais 10 poços que serão perfurados pela Superintendência de Obras Hidráulicas – SOHIDRA.

Reportagem: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.