Cidades

Prefeitura de Catunda/CE lança festival junino 2017 e anuncia resgate da tradição

  • 01 jun 2017
  • Prefeita Ravenna Lima, ao lado do esposo Ernane Lima. Foto: Dorismar Rodrigues


A Prefeitura de Catunda, no Ceará, se prepara para realizar um dos mais belos eventos culturais do município, o festival junino “Santo Antônio da Alegria”. O evento crido há 13 anos, na gestão do então prefeito Ernane Lima, há quatro anos não era realizado. O tema do festival desse ano é: Fé, Devoção e Tradição Cultural. A retomada do evento foi anunciada na manhã desta quinta-feira (01/06), pela prefeita Ravenna Lima, durante entrevista a rádio Planalto FM, e através de coletiva a imprensa regional. Na ocasião também estavam presente o ex-prefeito de Catunda, Ernane Lima e o Secretário de Cultura Vital Araújo.

Para a prefeita Ravenna, um Programa de Governo se constrói a partir das demandas da população, entre essas demandas está à cultura, onde se insere o retorno do Santo Antonino da Alegria. “O evento visa proporcionar não apenas lazer para o povo, mas também é responsável por alavancar as vendas no comércio e aquecer a encomia local nessa época do ano”, conta Ravenna.

“Apesar da crise financeira que afeta todos os municípios do país, estamos com o funcionalismo rigorosamente pago em dia, estamos em dia com os nossos fornecedores, estamos acima do que preconiza a lei na aplicação dos percentuais de saúde e educação, então porque não? Já que o evento trás tanta alegria e geração renda ao nosso município”, indaga a prefeita. “Além de algumas empresas parceiras também contamos com o apoio do governo do Estado do Ceará”, lembra.

“Por ocasião da festa, o mês de junho é o mês que mais se vende em Catunda, superando inclusive o mês das mães e fim de ano. Por isso estamos resgatando esse evento, essa é uma tradição que queremos continuar. O Santo Antônio da Alegria não é um evento apenas do Governo de Catunda, mas sim de todo o Povo Catundense,” destaca a gestora.

O ex-prefeito Ernane e esposo de Ravenna lembra que no início o festival acontecia nas escolas, com o tempo foi crescendo, tornando-se o que é hoje, um evento de grande porte. “’Nem eu imaginava que esse festival pudesse chegar a essa proporção, tendo sido considerado por dois anos consecutivos o melhor festival de quadrilhas do Ceará.”

“O clima nessa cidade acolhedora já é junino, há pessoas que resolvem tirar férias nesse período do ano para vir a Catunda, que se torna um local de encontro para muitas pessoas”, destaca.

O secretário de cultura Vital Araújo, afirma que Catunda vive uma grande expectativa para esse festival. “A cidade cenográfica está sendo ornamentada de acordo com a temática, será uma nova cidade junina! O local será um grande atrativo para os visitantes”, garante. Segundo Vital, tudo está sendo possível através do trabalho voluntário de muitas pessoas que estão finalizando a confecção da decoração da cidade.

QUADRILHAS E ATRAÇÕES MUSICAIS

O festival terá a participação de 12 quadrilhas, o julgamento ficará a cargo da Federação União Junina. Esse ano, Catunda não terá quadrilhas representante no festival.

As quadrilhas inscritas que irão se apresentar no Dia 13/06 são: Brilho do Sertão de Tamboril, Raizes do Sertão (Santa Quitéria), Roça de Milho (Crateús), Chapéu de Palha (Boa Viagem), Balão Junino (Ubajara) e Flor da Paixão (Aiuaba). No que irão se apresentar no dia 14 são: Pegando Fogo (Beberibe), Junina Pedra Branca (Pedra Branca), Guaradrilha (Guaraciaba), Flor de Mandacarú (Cariré), Luar do Sertão (Sobral) e Asa Branca (Campos Sales).

A prefeita lembra que muitas outras quadrilhas tentaram se inscrever, entretanto, foram disponibilizadas apenas 12 vagas.

Durante a coletiva a prefeita também anunciou as principais atrações musicais que irão animar as duas noites do festival. No dia 13 será a Banda Forró Real e No dia 14 Ítalo e Renno. Outras atrações ainda não foram confirmadas.

SEGURANÇA

Com relação a segurança a prefeita garante que tudo foi planejado e pensado com muito amor e carinho para que as pessoas que vão se divertir durante as duas noites se sintam seguras. “Haverá reforço no policiamento com viaturas circulando nas estradas que dão acesso ao município, além da segurança particular e detector de metal que será instalado no local”.

Reportagem: Dorismar Rodrigues

Compartilhar

Deixe um comentário