Cidades

Primeiro Torneio de Baladeira foi realizado em Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Informação e Realidade

Uma competição diferente realizada na manhã deste domingo, 27 de janeiro, chamou a atenção de várias pessoas da comunidade de Baixa Fria, zona rural do município de Monsenhor Tabosa (CE), foi o primeiro Torneio de Baladeira. Trata-se de um instrumento milenar, muito usado na antiguidade por caçadores e guerreiros em batalhas e que hoje é mais usado em competições esportivas.

Com formatos variados, feitos normalmente de madeira, borracha e couro, a baladeira é uma mistura de arma com brinquedo e também está presente nas tradições dos povos indígenas, ela muda de nome de acordo com o lugar, também é chamada de estilingue, atiradeira, bodoque, seta, fisga, e outros.

O torneio de baladeira faz com que muitos adultos voltem aos tempos de criança, no entanto, é uma competição que existem regras, tem até um juiz que atentamente acompanha todas as “jogadas” dos competidores que procuram atingir o alvo.

Leonardo Sales, vencedor do Torneio de Baladeira.

Nesta primeira edição do torneio em Monsenhor Tabosa, participaram cerca de 25 competidores inscritos, entre homens, mulheres e crianças, com etapa eliminatória, cada competidor tinha direito a cinco disparos e a pessoa que mais acertasse o alvo passava para a fase seguinte.

O campeão dessa edição foi o competidor Leonardo Sales, como prêmio ele recebeu, um troféu, uma medalha e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 150,00. “A premiação foi importante, é um incentivo, mas a maior felicidade foi marcar presença e relembrar as brincadeiras do passado”, afirma!

O radialista Milton Saraiva, idealizador do torneio juntamente com Fábio Lima (Fabinho Balão), diz que o grande objetivo da competição é se divertir e trazer uma antiga cultura para as novas gerações. Ele considera que o torneio foi um sucesso e já pensa na próxima edição.

Por: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.