Os 33 apicultores de Monsenhor Tabosa (CE), ligados a Associação dos Taboenses Apicultores (ATA), receberam do Governo do Estado, através do Programa São José, 165 colmeias e cera alveolada, sendo 5 unidades para cada produtor. Eles também receberão nos próximos dias equipamentos de uso coletivo e individuais. A entrega de parte do material foi realizada na terça-feira (6), na sede da Associação, no Sítio Olho D’água.
Segundo Algaci Abreu, coordenador do Projeto São José, em Monsenhor Tabosa, o recurso destinado à apicultura no município através do Projeto São José foi de R$: 498.000, parte desse valor foi utilizado para construção da Casa do Mel, que já está pronta e deve ser inaugurada em breve.
“Na segunda remessa de material a associação será contemplada com balança, indumentárias, central de ar-condicionado e um veículo, o investimento e a modernização dos materiais vai garantir mais renda aos apicultores e impulsiona a economia local anualmente. A Casa do Mel foi construída no padrão SIF – Serviço de Inspeção Federal, o que assegura maior qualidade ao mel produzido em Monsenhor Tabosa”, explica Algaci.
Produção
A florada e o clima ameno favorecem a produção apícola em Monsenhor Tabosa. Em 2017, em decorrência da estiagem, foram produzidos no município apenas 8.000 kg de mel, a perspectiva dos apicultores é que esse ano a produção ultrapasse a marca dos 12.000 kg.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.