Cidades

Projeto Travessia atenderá adolescentes com adoecimento mental em Monsenhor Tabosa

Página Aberta – Informação e Realidade

 Projeto Travessia atenderá adolescentes jovens.


Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (13), no auditório do CRAS de Monsenhor Tabosa (CE), o projeto Travessia, financiado pelo Banco Itaú para ações sociais na área da infância e adolescência. De acordo com a equipe multiprofissional, responsável pela elaboração e execução do projeto, o mesmo nasceu após a constatação de alto índice de adoecimento mental e ideação suicida entre adolescentes e jovens no município de Monsenhor Tabosa.

O objetivo do projeto Travessia é promover processos pedagógicos e reflexivos sobre a potência da vida; contribuir para enfrentar o adoecimento mental e a ideação suicida; fomentar projetos de vida e o protagonismo de adolescentes e jovens, etc.

O público alvo são adolescentes e jovens em processo de adoecimento mental; Adolescentes e jovens inseridos na rede pública municipal e estadual de educação básica, nos serviços socioasistenciais da politica de assistência social e nos serviços da política de saúde.

Serão formados 3 grupos com 20 adolescentes, sendo dois grupos na sede e um no território camponês, com encontros semanais e duração de até 4 horas. Durante os encontros, os adolescentes participarão de oficinas de saúde coletiva e saúde mental, orientação de perspectiva de vida; construção de projetos de vida; arte e cultura; trabalho social com famílias; atendimentos individualizados e grupais de cunho psicossocial.  

Para o secretário de Assistência Social, Salustiano Cavalcante, trata-se de um excelente projeto. “O dinheiro financiado no valor de R$ 30 mil já está em conta e a sala de atendimento já está toda equipada”, disse. Essa ação vai de encontro com as necessidades de muitos jovens e adolescentes do nosso município, com certeza vamos alcançar o objetivo, temos uma ótima equipe envolvida, além disso, faremos as articulações e intervenções necessárias entre as politicas públicas.

Participaram do lançamento do projeto: o Secretário de Assistência Social, Salustiano Cavalcante; a Secretária de Saúde, Celi Regina; coordenadores dos equipamentos da Assistência Social; Conselheiros Tutelares; representantes de escolas e comunidades indígenas e profissionais da Assistência Social e da Saúde.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.