SOLIDARIEDADE
Murado de 313 pessoas idosas foram beneficiadas com iniciativas de socialização, lazer e promoção de saúde.
13 de março de 2025
Paulo Martins
O Ceará tem se engrandecido em ações voltadas ao bem-estar de seus cidadãos idosos, graças a iniciativas porquê o Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE), um mecanismo de fomento que financia projetos sociais e promove a garantia de direitos para a terceira idade. Gerido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e pelo Parecer Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), o FEICE foi responsável, em 2024, por investimentos superiores a 1 milhão de reais, beneficiando diretamente 313 pessoas idosas com iniciativas de socialização, lazer e promoção de saúde.

Para 2025, a expectativa é de que mais nove projetos sejam apoiados, com a inclusão de reformas em Instituições de Longa Permanência, e ações em áreas porquê saúde, instrução, cultura e inclusão do dedo, com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida desse público.
>>>Clique cá para seguir o meato do GCMAIS no WhatsApp
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias
Uma das formas mais acessíveis e eficazes de contribuir com esses projetos sociais é por meio da destinação de secção do Imposto de Renda. Esse mecanismo permite que os cidadãos do Ceará, ao preencherem suas declarações de imposto de renda, destinem até 6% do valor devido para os Fundos dos Direitos da Petiz e do Juvenil e para os Fundos dos Direitos do Idoso, sendo provável doar até 3% do imposto devido para o FEICE, sem custos adicionais para o tributário.
Ou seja, a quantia destinada é retirada diretamente do imposto que seria pago à Receita Federalista, não alterando nem o valor a ser pago nem a restituição. “Ao fazer essa imposto, os cidadãos cearenses fortalecem a cidadania e promovem a pundonor de nossos idosos”, afirma Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Ceará.
Essa ação solidária, que impacta diretamente a vida de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, oferece uma oportunidade simples para quem deseja ajudar, sem comprometer seu orçamento. Para 2025, o período para declarar o Imposto de Renda será entre 17 de março e 30 de maio, e os contribuintes que optarem pela destinação de recursos ao FEICE, ao fazerem sua enunciação completa, podem incluir essa doação porquê uma dedução. Com isso, garantem que o valor direcionado seja revertido em ações de inclusão e qualidade de vida para um público que, muitas vezes, é esquecido pela sociedade.
Assim, o Imposto de Renda não precisa ser visto unicamente porquê uma obrigação fiscal, mas também porquê uma oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas no Ceará, principalmente aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento do estado: os idosos. Ao destinar recursos ao Fundo Estadual do Idoso, os cearenses podem concordar diretamente o fortalecimento de políticas públicas essenciais para uma vida digna e inclusiva.
Leia também | Governo federalista assina contrato para construção do Hospital Universitário do Cariri, em Juazeiro do Setentrião/CE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.