Em uma escola pública no interno do Paraná, a originalidade dos estudantes se uniu à tecnologia para transformar o ensino de matemática: eles criaram uma calculadora que muda a maneira de se aprender tabuada!
A teoria dos alunos do Escola Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, surgiu nas aulas de Robótica. O duelo dos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental era gerar um pouco que ajudasse os colegas com dificuldade nos números.
Em vez de exclusivamente calcular o resultado da multiplicação, a calculadora inventada pela turma permite que o usuário tente concertar o cômputo. Só depois do presciência do aluno é que o visor revela o resultado final. Assim, aprender virou uma folia ligeiro, divertida e de fácil memorização.
Fácil memorização
Ao contrário das tradicionais, a instrumento propõe uma interação: o estudante digita o resultado que acredita ser correto e depois recebe a resposta.
Isso estimula o raciocínio, a prática da tabuada e a memorização dos cálculos. E o melhor, de forma participativa.
O equipamento foi construído com materiais simples, porquê papelão, potenciômetro, teclado e uma tela LCD. Outrossim, usa lucidez sintético. Tudo foi montado pelos próprios alunos com o esteio do professor.
Leia mais notícia boa
Tirocínio em conjunto
O projeto envolveu oito estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Eles não exclusivamente ajudaram os colégios, mas também aprenderam muito durante o processo.
“Eles criaram uma calculadora fácil e prática. Aprendi mais sobre contas, decorei a tabuada, e a calculadora me ajudou muito com expressões numéricas grandes. Espero que ajude outros alunos também”, disse Anderson Ryan de Souza, de 14 anos.
Próximos passos
A intenção agora é ampliar o projeto.
“Queremos montar mais unidades deste protótipo e também desenvolver outras operações, porquê soma, subtração e subdivisão”, revelou o professor André Luiz Lopes.
A inovação que nasceu em uma sala de lição de Robótica, tem tudo para inspirar outros estudos por todo o Paraná!
Tecnologia e instrução
O projeto faz secção de um movimento maior no Paraná: desde 2022, a Robótica passou a integrar a grade curricular das escolas estaduais.
Mais de 160 milénio alunos já têm chegada à prática, graças a um investimento em kits de Robótica e formação de professores.
A programação também está presente na rotina de aproximadamente 500 milénio estudantes.
Segundo a Secretaria Estadual da Instrução, as ações ajudam a preparar os jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para os desafios da sociedade.
Segundo os professores, os alunos aprovaram a calculadora. – Foto: Secom/Paraná

O projeto da calculadora une robótica, programação e lucidez sintético. – Foto: Secom/Paraná
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.