Thomas Manke, de 5 anos, é um garoto brasiliano que entrou para o seleto grupo dos gênios do mundo, do Mensa. Ele patroa geografia, astronomia e jogos de tabuleiro. – Foto: @ fredmanke
O garoto brasiliano Thomas Manke, de 5 anos, é de Blumenau, em SC, e já está muito espargido fora de lá. Ele agora faz secção da lista dos 150 milénio gênios do mundo, que integram a Mensa. Com tão pouca idade, Thomas tem interesses que vão da geografia mais específica até astronomia e o preço do moca. Olha isso!
Ele tem um QI de 135 e um perfil de superdotação e altas habilidades. Aos 5 anos, ele reconhece todas as 193 bandeiras dos países do mundo e sabe organizá-los do menor para o maior em extensão territorial. O garoto também domina a tabuada e é fascinado por astronomia e matemática.
O interesse pelos mais variados temas o leva a buscar conhecimento de forma autodidata, seja por livros, vídeos ou até mesmo perguntando para a assistente virtual Alexa. Os pais afirmam que, com o passar dos anos, os interesses e domínios do menino aumentaram, informou o Município de Blumenau.
Leia mais notícia boa
Rotina de Rapaz
As altas habilidades não mudaram a rotina de menino de Thomas. Ele frequenta a ensino infantil desde os 2 anos e gosta de galhofar com os amigos, principalmente com carrinhos. Porém, prefere as crianças mais velhas. Ele não liga para jogos de globo nem bicicleta.
Os prazeres em aprender de Thomas vão desde geografia, decorando países, capitais, fronteiras e pontos turísticos, ao estudo do sistema solar, planetas e astronomia.
Recentemente, ao testemunhar a uma reportagem sobre o aumento do preço do moca, Thomas se interessou pelo tema e, por conta própria, pesquisou sobre os maiores produtores do mundo, sendo capaz de listar os dez principais.
Os gênios do mundo
Esses gênios são pessoas avaliadas porquê com altas habilidades, no pretérito chamado de superdotadas. Eles têm uma quesito do neurodesenvolvimento que indica desempenho cognitivo ressaltado e um cima nível de Quociente de Perceptibilidade (QI).
Só no Brasil, são de 2 milénio pessoas de quem QI é maior do que o de 98% da população.
Para ingressar na Mensa, é preciso fazer uma prova que mede a perceptibilidade, de convénio com os testes de QI aceitos mundialmente, porquê o Stanford-Binet e o Cattell.
Testes de habilidades
Para determinar as habilidades, são feitos vários testes de lógica, perceptibilidade fluida (definida pela capacidade de resolver novos problemas sem conhecimento prévio) e razonamento verbal, capacidade de identificação de padrões visuais-espaciais, memória e perceptibilidade cristalizada (definida pelo conhecimento adquirido), segundo a Revista Forum.
Thomas, que tem um QI de 135, é considerado muito próximo da superdotação. A média do QI costuma variar entre:
- 80 – 89: capacidade cognitiva normal;
- 90 – 109: filete padrão para a maioria dos indivíduos;
- 110 – 119: supra da média, com habilidades cognitivas um pouco superiores;
- 130 – 144: cima desempenho cognitivo, no nível de sociedades porquê a Mensa;
- 145+: nível intelectual vasqueiro, classificado porquê “genial”.
A média de QI de um brasiliano generalidade de 89 pontos.

O Thomas, o garoto brasiliano, entre os gênios do mundo, mantém uma rotina de menino: com recta a ir para escola e galhofar com os amiguinhos. Foto: @ fredmanke
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.