Sonhos não envelhecem e podem ser realizados. Aos 74 anos, a idosa Maria de Fátima está prestes a se formar no EJA, Ensino de Jovens e Adultos, e já faz planos para o horizonte: quer estudar na faculdade. E não é em qualquer uma, não, é na UnB.
Em um vídeo compartilhado pela Secretaria de Ensino do Província Federalista, Maria aparece radiante, comemorando a conquista. Privada dos estudos por ter que trabalhar e cuidar dos filhos, ela retornou às salas de lição em 2021, depois que os pequenos cresceram.
“A partir do momento que eu cheguei na sala de lição em 2021 eu vi que eu era muito inteligente. Eu fiquei assim impactada comigo mesma. Eu não imaginei ver tantas coisas que eu não sabia, que eu ouvia lá na televisão e eu não sabia”, comemorou a idosa.
Recomeço aos 74
Maria de Fátima nunca teve a oportunidade de estudar quando era jovem.
Porquê muitas mulheres da geração dela, precisou trabalhar cedo. Casou, criou os filhos e se dedicou totalmente à família.
Com os filhos adultos e o tempo livre, decidiu que era a hora de olhar para si mesma e se matriculou no EJA do Núcleo de Ensino Médio 03, de Ceilândia, a 30km de Brasília.
Leia mais notícia boa
- Idosa centenária trabalha até hoje e atende clientes em sua cafeteria; tenho saúde
- Vovó sem celular ganha câmera de segurança para conversar com a família e diverte as redes; vídeo
- Idosa de 70 que fazia serviços gerais é aprovada na faculdade; vai realizar sonho
Descobrindo um mundo novo
E para ela tudo era novidade. Depois de longos anos longe das salas, Maria voltou com o gás totalidade, doida para aprender!
“Cá o professor me ensinou, meus amigos, meu colegas de turma também, pego muita experiência com eles, todos muito jovens e com os jovens que a gente aprende”, disse.
A cada novidade disciplina aprendida, uma novidade porta se abre: é o conhecimento.
“Hoje com a perceptibilidade sintético, com tecnologia avançada, logo, nós idosos, nem os jovens, podemos permanecer parados.”
Faculdade é logo ali
Maria termina o EJA em junho, mas já deu o recado. Quer entrar na UnB.
“E se deus quiser eu vou tentar não, eu vou conseguir, vou fazer a 60+ na Universidade de Brasília (UnB) e tenho certeza absoluta que eu vou passar e eu vou fazer uma faculdade!”.
E se engana quem pensa que o foco dela é quantia.
“Não é pra lucrar quantia, mas é pra eu permanecer feliz com minha idade correndo detrás do estudo”, finalizou.
Que exemplo, né?
Conheça a história de Maria de Fátima:
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.