Destaque

Hamas comemora aparente recuo de Trump sobre retirada de palestinos de Gaza

Página Aberta – Informação e Realidade


O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, comemorou nesta quarta-feira (12) o aparente recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua proposta de deslocamento permanente de palestinos de Gaza.

A enunciação do representante do Hamas ocorreu depois que Trump disse nesta quarta-feira que “ninguém está expulsando nenhum palestino de Gaza”, em resposta a uma pergunta durante reunião na Lar Branca com o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin.

“Se as declarações do presidente dos EUA, Trump, representam um recuo em relação a qualquer teoria de mudar o povo da Filete de Gaza, elas são bem-vindas”, disse Qassem no expedido.

“Nós (Hamas) pedimos que esta posição seja reforçada, obrigando a ocupação israelense a implementar todos os termos dos acordos de cessar-fogo.”

No mês pretérito, Trump propôs que os EUA tomassem Gaza, onde a ofensiva militar de Israel matou dezenas de milhares de pessoas desde o dia 7 de outubro de 2023. Anteriormente Trump havia sugerido que os palestinos no enclave fossem permanentemente deslocados.

No domingo (9), Taher Al-Nono, mentor político do líder do Hamas, confirmou conversas diretas e sem precedentes com Washington na capital do Procurar, na semana passada, com foco na libertação de um cidadão americano-israelense suspenso pelo grupo militante em Gaza.

Ele acrescentou que as reuniões entre os líderes do Hamas e o negociador de reféns dos EUA, Adam Boehler, também abordaram porquê implementar o concórdia que visa fechar a guerra com Israel em Gaza.

Israel e Hamas sinalizaram no sábado (8) que estavam se preparando para a próxima tempo das negociações de cessar-fogo, enquanto os mediadores avançavam na tentativa de estender a trégua de 42 dias, iniciada em janeiro.

Uma delegação do Hamas se encontrou nos últimos dois dias com mediadores egípcios e reafirmou sua prontidão para negociar a próxima tempo do cessar-fogo. Israel enviou negociadores a Doha na segunda-feira (10) para conversas sobre o concórdia.

As discussões entre Boehler e Hamas romperam com uma política de décadas de Washington contra negociações com grupos que os EUA classificam porquê organizações terroristas.

O grupo islâmico realizou um ataque ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, desencadeando uma guerra devastadora na Filete de Gaza que matou mais de 48.000 palestinos, de concórdia com autoridades de saúde de Gaza.

Integrantes do Hamas mataram 1.200 pessoas e fizeram 251 reféns, de concórdia com contagens israelenses.



Source link

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.