O Papa Francisco marca nesta quinta-feira (13) o 12º natalício de sua eleição uma vez que líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo. Internado há quase um mês em um hospital em Roma, ele luta contra uma infecção respiratória.
Os últimos boletins do Vaticano sobre a quesito de saúde do papa de 88 anos afirmaram que ele está melhorando e não está mais em risco subitâneo. Eles não disseram quando ele terá subida do hospital.
Francisco foi eleito papa pelos cardeais em 13 de março de 2013. Porém, a permanência contínua no hospital desde 14 de fevereiro muda o tom de uma vez que os católicos celebram o dia.
O cardeal Michael Czerny, uma poder sênior do Vaticano conhecida uma vez que próxima de Francisco, chamou o natalício da nomeação do papa de “um motivo de gratidão”.
Ele disse: “Oriente ano, sua doença nos torna principalmente conscientes (do natalício), principalmente gratos a Deus e redobrando nossas orações por sua recuperação completa.”
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio na Argentina, é o primeiro papa da América do Sul.
Eleito pontífice aos 76 anos, ele agiu rapidamente para suscitar impacto. Ao longo de 12 anos, ele reorganizou a burocracia do Vaticano, escreveu quatro importantes documentos de ensino, fez 47 viagens ao exterior para mais de 65 países e criou mais de 900 santos.
No universal, Francisco é amplamente visto uma vez que alguém que tenta terebrar a Igreja para o mundo moderno.
Entre as principais decisões, ele permitiu que padres oferecessem bênçãos a casais do mesmo sexo caso a caso e nomeou mulheres para servir uma vez que líderes de escritórios do Vaticano pela primeira vez.
Ele também realizou cinco grandes cúpulas do Vaticano dos bispos católicos do mundo para discutir questões contestadas, uma vez que a ordenamento de mulheres e a mudança dos ensinamentos sexuais da Igreja.
David Gibson, um acadêmico dos EUA que acompanhou o papado de perto, disse que Francisco “passou a parecer o papa indispensável” para muitos católicos.
“Francisco realmente redefiniu as expectativas sobre o que um papa deveria ser: um pastor que acolhe a todos e não julga ninguém de boa vontade”, afirmou Gibson, diretor do Núcleo de Religião e Cultura da Fordham University.
No entanto, a agenda do papa incomodou alguns católicos, incluindo alguns cardeais seniores. Eles o acusaram de diluir os ensinamentos da Igreja em questões uma vez que matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, divórcio e novo matrimónio, e de se concentrar excessivamente em questões políticas uma vez que as mudanças climáticas.
Em relação à questão de doesto sexual do clero católico, enquanto Francisco criou a primeira percentagem papal sobre o tema, grupos de sobreviventes questionaram sua eficiência e pediram ao papa que criasse políticas de tolerância zero mais firmes.
Recuperação do papa
Francisco é espargido por trabalhar até a exaustão e continuou seu trabalho no hospital. Mas, ao iniciar seu 13º ano uma vez que papa, não está simples se ele conseguirá manter o ritmo normal depois de receber subida do hospital.
Médicos não envolvidos em seus cuidados disseram que ele provavelmente enfrentará um longo e difícil caminho para a recuperação, dada sua idade e outras condições médicas, que limitaram sua mobilidade.
A prolongada pouquidade pública alimentou especulações de que ele poderia escolher seguir seu predecessor Bento XVI e renunciar ao papado. Mas seus amigos e biógrafos insistiram que ele não tem planos de renunciar.
Grande segmento da agenda do papa para 2025 gira em torno do Ano Santo Católico, que encheu seu calendário com audiências com grupos de peregrinos vindo a Roma. A Igreja espera 32 milhões de peregrinos durante o ano.
Francisco também está planejando pelo menos uma viagem ao exterior. Ele quer viajar para a Turquia para a celebração do 1.700º natalício de um grande concílio cristão de bispos na antiga Niceia, agora a moderna cidade de Iznik.
Autoridades do Vaticano esperam que ele se esforce para fazer a viagem, mesmo que ela tenha que ser adiada para além de maio, quando foi planejada.
Muitos católicos também esperam que Francisco continue falando sobre questões políticas conhecidas uma vez que importantes para ele, uma vez que o tratamento de imigrantes e conflitos globais.
Três dias antes de ir para o hospital, Francisco criticou duramente a repressão à imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, em uma missiva oportunidade aos bispos católicos dos Estados Unidos.
“O Papa Francisco ofereceu ao mundo visão e liderança”, disse Marie Dennis, uma conselheira do Vaticano e ex-líder de uma organização católica internacional focada em questões de silêncio mundial.
“Ele é exatamente o que nosso mundo quebrado, violento e confuso precisa agora”, ela acrescentou.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.