Corinthians e Barcelona de Guayaquil, do Equador, decidem nesta quarta-feira (12), às 21h30, na Neo Química Estádio, quem irá para a tempo de grupos da Despensa Libertadores.
No jogo de ida, os equatorianos venceram por 3 a 0 e podem perder por até dois gols de diferença para progredir no tempo normal.
A missão do Timão para ir à tempo de grupos não será fácil. A equipe de Ramón Díaz precisa vencer por no mínimo três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Uma classificação no tempo normal só será verosímil caso vença por quatro ou mais gols de diferença.
Feito inédito
Na Libertadores, o Corinthians perdeu por três gols de diferença em uma única ocasião na tempo de mata-mata. A rota aconteceu em 1996, nas quartas de final, por 3 a 0, contra o Grêmio. Assim uma vez que nesta edição, a rota diante dos gaúchos aconteceu na partida de ida.
Na volta, o Timão de Eduardo Amorim venceu por 1 a 0, mas foi eliminado.
Caso o Corinthians avance, portanto, será um feito inédito em sua história. Em 2020, na última vez em que o Timão jogou as fases preliminares da Liberadores, o clube perdeu por 1 a 0 o primeiro jogo para o Guaraní, do Paraguai, pela segunda tempo.
No segundo jogo, apesar da vitória por 2 a 1, os paraguaios se classificaram pelo gol fora de moradia — que não é mais critério de desempate.
Enfim, qual é o caminho em caso de eliminação?
Se o Corinthians não conseguir volver o placar diante do Barcelona, o Timão vai para a Despensa Sul-Americana.
Dessa forma, o clube entraria no Pote 4 e pode cruzar com outros brasileiros ainda na tempo de grupos: Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro e Vasco.
O sorteio da tempo de grupos tanto da Libertadores quanto da Sul-Americana acontece no próximo dia 17, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Veja os potes da Sul-Americana
- Pote 1: Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Independiente, Cruzeiro, Lanús, Defensa y Justicia, América de Cali
- Pote 2: Guaraní-PAR, Palestino, Caracas, Vasco, Huracán, Universidad Católica, Unión Española, Godoy Cruz
- Pote 3: Once Caldas, Racing, Unión, Pátrio Potosí, Cienciano, Sportivo Luqueño, Liceu Puerto Cabello, Cerro Largo-URU
- Pote 4: Mushuc Runa, Atlético Intensidade, Vitória, GV San José + quatro eliminados na terceira tempo da Libertadores
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.