Destaque

Turista pode ter visto cancelado após pegar animal selvagem na Austrália

Página Aberta – Informação e Realidade


Uma turista americana que teria sido filmada pegando e fugindo com um filhote de vombate selvagem pode ser forçada a deixar a Austrália se as autoridades descobrirem que ela violou as condições do visto.

Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais supostamente mostra Sam Jones, que tem 92 milénio seguidores no Instagram, correndo com o filhote de vombate em direção a um coche enquanto sua mãe aflita a persegue.

Não está simples quando o vídeo foi gravado, nem o sítio, mas foi à noite no que parece ser uma estrada rústico em qualquer lugar no sudeste da Austrália, onde a maioria dos animais da espécie reside.

Especialistas dizem que os animais no vídeo eram vombates comuns, a única das três espécies de marsupiais australianos que não está ameaçada ou em risco de extinção.

Mas, porquê todos os animais nativos australianos, eles são protegidos por lei.

O Ministro de Assuntos Internos da Austrália, Tony Burke, comunicou que o departamento estava examinando o visto de Jones para estabelecer se ela havia violado alguma requisito de sua estadia.

Ele sugeriu que ela pode nunca mais ser bem-vinda de volta à Austrália.

“Oferecido o nível de pesquisa minuciosa que acontecerá se ela solicitar um visto novamente, ficarei surpreso se ela se incomodar em tentar de novo”, ele falou em uma enunciação por e-mail à CNN. “Mal posso esperar para que a Austrália veja ela indo embora, não espero que ela retorne.”

O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese abordou o objecto nesta quinta-feira (13) à noite (horário sítio), sugerindo que Jones tentasse a sorte com outro bicho australiano que tinha mais verosimilhança de lutar.

“Tirar um filhote de vombate de sua mãe e claramente provocar sofrimento à mãe é simplesmente um ultraje”, ele comentou.

“Eu sugiro a essa suposta influenciadora, talvez ela possa tentar alguns outros animais australianos. Tire um filhote de crocodilo de sua mãe e veja porquê você se sai.”

A CNN entrou em contato com Jones, mas não recebeu uma resposta.

O vídeo, supostamente excluído de uma conta da rede social Instagram que foi tornada privada, e do app TikTok em uma conta agora excluída, mostra uma mulher correndo pela rua enquanto segura um bebê vombate.

“Acabei de pegar um bebê vombate”, um varão ri fora da câmera, aparentemente se referindo a Jones.

“Olhe para a mãe, correndo detrás dela”, ele ri novamente, se referindo ao bicho adulto, que persegue a mulher na rua.

O vídeo horrorizou ecologistas e cuidadores da vida selvagem, que dizem que a separação repentina do vombate e seu bebê, divulgado porquê joey, teria desencadeado reações de estresse em ambos os animais.

“Arranque um bebê para longe de sua mãe, fuja com ele e deixe o bebê balançando nas mãos, é meio que uma coisa muito importante que não se deve fazer”, falou o professor Barry Brook, ecologista da Universidade da Tasmânia.

Os vombates normalmente não atacam humanos, mas têm garras incrivelmente fortes que usam para cavar o solo. Se usados ​​na pele humana, eles podem provocar grandes danos e infecções, afirmou Brook.

“Não é uma situação em que você ou qualquer outro membro do público deva se colocar, tanto pelo muito dos animais quanto pelo seu próprio muito. E transmitir isso nas redes sociais para obter curtidas e acessos e assim por diante porquê um influenciador é totalmente contraproducente”, acrescentou.

A veterinária de vida selvagem Tanya Bishop, do Wildlife Information, Rescue and Education Service (WIRES), comentou que o vídeo não mostra os animais se reunindo, ou se o marsupial sofreu ferimentos por ser sobrecarregado pelas patas dianteiras.

“Minha preocupação é se aquele marsupial teve ou não um ferimento temporário, doloroso e debilitante ou um pouco que poderia ter sido permanente”, disse ela. Bishop falou que as autoridades da vida selvagem estão tentando estabelecer onde o vídeo foi filmado.

Segundo a emissora pátrio da Austrália, a ABC, Jones respondeu a algumas das críticas online antes de tornar seus canais de mídia social privados, dizendo que o bebê foi “cuidadosamente segurado por um minuto no totalidade e depois devolvido à mãe”.

“Eles voltaram para o mato juntos, completamente ilesos”, ela escreveu. “Eu nunca capturo animais selvagens que serão prejudicados por isso.”

Os vombates comuns, a espécie vista no vídeo, não são considerados vulneráveis, ao contrário do vombate de nariz peludo do sul, que está “quase ameaçado”, e do de nariz peludo do setentrião, que está listado porquê “criticamente em risco” pela Lista Vermelha da IUCN.

Tanya Bishop falou que, embora não estejam em risco, os vombates comuns estão sofrendo cada vez mais estresse devido a estradas movimentadas, perda de habitat e sarna — uma doença de pele potencialmente irremissível.

“Todos os nossos animais selvagens precisam de tanta proteção quanto pudermos dar a eles”, afirmou Bishop. “Ao longo dos 25 anos em que sou veterinária de vida selvagem, vi muitas espécies passarem de menos preocupantes para ameaçadas, ameaçadas e potencialmente extintas.”

O recomendação de Bishop para as pessoas que se deparam com a vida selvagem australiana: “Fiquem quietos e aproveitem a reparo deles à intervalo.”

“Grave vídeos silenciosamente se quiser; você verá interações realmente lindas. E honestamente, no caso dos vombates, alguns deles são muito engraçados, porque os bebês vombates são muito atrevidos e travessos.” acrescentou.



Source link

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.