O Ibovespa Porvir operava em baixa nos primeiros negócios desta quarta-feira (12), com investidores digerindo o IPCA de fevereiro, enquanto aguardam dados de inflação ao consumidor dos EUA que serão divulgados às 9h30 (horário de Brasília) em meio a preocupações com a maior economia do mundo. Às 9h13, o índice caía 0,12%, aos 125.015 pontos.
O Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Largo (IPCA) subiu 1,31% em fevereiro. O índice ficou 1,15 ponto percentual (p.p.) supra da taxa de janeiro (0,16%), que havia sido a menor taxa para o mês desde 1994. Nos últimos doze meses, a taxa ficou em 5,06%, supra dos 4,56% dos 12 meses imediatamente anteriores.
Também pesa no sentimento dos traders a ingresso em vigor de tarifas dos Estados Unidos sobre metais. O aumento das tarifas de Trump sobre todas as importações de aço e alumínio intensifica uma campanha para reordenar o transacção global em obséquio dos EUA e atraiu uma rápida retaliação da Europa.
Os países mais afetados pelas tarifas são o Canadá, o maior fornecedor estrangeiro de aço e alumínio para os EUA, o Brasil, o México e a Coreia do Sul.
Na cena política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Rancho, Fernando Haddad, participam de cerimônia de lançamento de programa de crédito consignado no Palácio do Planalto, às 11h.
Nos EUA, o Dow Jones Porvir operava com subida de 0,52%, S&P500 valorização 0,73% e Nasdaq Porvir subia 0,88%, com atenção para números do relatório Jolts, às 11h.
Continua depois da publicidade
Ibovespa, dólar e mercado extrínseco
O dólar à vista subia 0,11%, aos R$ 5,817 na compra e R$ 5,818 na venda. Na B3, o contrato de dólar porvir de primeiro vencimento subia 0,10%, aos 5.839 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, devido à incerteza sobre os planos tarifários do presidente dos EUA, Donald Trump, e aos temores de uma recessão na maior economia do mundo.
A Moradia Branca confirmou que as tarifas de 25% sobre aço e alumínio entrariam em vigor no Canadá e em outros países a partir de quarta-feira, mas acrescentou que Trump não planeja mais aumentar as tarifas sobre as importações canadenses de aço e alumínio para 50%.
Continua depois da publicidade
Os preços do petróleo avançam com dólar fraco, mas preocupações com o impacto das tarifas limitam ganhos.
As cotações do minério de ferro na China devolveram os ganhos iniciais e recuaram nesta quarta, pressionados pela retomada das discussões no mercado sobre o projecto da China de trinchar a produção de aço bruto para sofrear o excesso de oferta no setor.
(Com Reuters)
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.