Economia

Investidores de renda variável não poderão usar Meu Imposto de Renda

Página Aberta – Informação e Realidade

Investidores de renda variável não poderão usar o Meu Imposto de Renda para fazer a enunciação do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2025, ficando limitados exclusivamente ao Programa Gerador da Enunciação. O proclamação foi feito nesta quarta (12) em coletiva de prensa sobre a temporada do IR 2025, promovida pela Receita Federalista em Brasília.

Leia também: Novas regras do Imposto de Renda 2025: Veja mudanças anunciadas pela Receita Federalista

Segundo o Fisco, apesar dos esforços, o desenvolvimento do novo Meu Imposto de Renda, plataforma feita para declarar o IR online, sem premência de programas, a partir de qualquer dispositivo traste, incluindo smartphones, não foi capaz de abranger as ferramentas necessárias para a enunciação de investidores de renda variável, porquê aqueles que operam na Bolsa de Valores.

Logo, estão limitados a declarar usando o programa gerador de enunciação e, portanto, vetados a usar o Meu Imposto de Renda:

Investidores de renda variável;
Quem obteve lucro de capital com bens e direitos (com a venda de um imóvel, por exemplo;
Quem obteve lucro de capital bens, direitos e aplicações financeiras adquiridos em moeda estrangeira;
Quem obteve ganhos com atividade rústico.

Ao ser questionado pela prensa sobre as motivações para o tardança no desenvolvimento do Meu Imposto de Renda, que suscitou a greve dos auditores fiscais da Receita Federalista porquê uma verosímil justificação, Juliano Neves, auditor-fiscal, se limitou a manifestar que o movimento do tipo certamente não contribuiu (com o desenvolvimento da plataforma).

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.