REUTERS/Annegret Hilse
Acessibilidade
<!––>
<!––>
A Meta informou esta segunda-feira (14) que utilizará interações que os usuários têm com sua lucidez sintético, muito porquê postagens públicas e comentários compartilhados por adultos em suas plataformas, para treinar seus modelos de IA na União Europeia.
A ação da controladora do Facebook ocorre depois a companhia lançar sua tecnologia de IA na Europa no mês pretérito, uma implementação que foi inicialmente anunciada para junho de 2024, mas adiada devido a preocupações regulatórias sobre proteção de dados e privacidade.
Embora a Meta AI tenha sido lançada nos EUA em 2023, sua implementação na Europa enfrentou vários obstáculos devido às rígidas regras de privacidade e transparência da UE.
A Meta anunciou nesta segunda-feira (14) que usuários de suas plataformas na UE, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp, começarão a receber notificações explicando que tipo de dados a empresa utilizará. Os usuários também receberão um link para um formulário, onde poderão se opor ao uso de seus dados para fins de treinamento.
Embora a empresa utilize dados porquê consultas e perguntas de usuários na Meta AI, mensagens privadas, muito porquê dados públicos de contas de usuários menores de 18 anos, não serão usados no treinamento.
A Percentagem Europeia não respondeu a um pedido de glosa sobre a decisão da Meta.
A Meta decidiu suspender o lançamento de seus modelos de IA na Europa em junho pretérito, depois a Percentagem de Proteção de Dados (DPC, na {sigla} em inglês) da Irlanda solicitar à empresa que adiasse seu projecto de explorar dados de postagens em redes sociais.
A empresa também enfrentou reações negativas do grupo de resguardo NOYB, que instou os órgãos de proteção da privacidade nacionais a interromperem esse uso de teor de redes sociais.
O X, do bilionário Elon Musk, e o Google, da Alphabet, também estão sendo investigados pelo regulador de privacidade irlandês. O X está enfrentando uma investigação sobre o uso de dados pessoais de usuários da UE para treinar seu sistema de IA, o Grok. Já o DPC abriu uma investigação sobre o Google em setembro para verificar se a empresa protegeu adequadamente os dados dos usuários antes de usá-los para ajudar a desenvolver seu padrão de IA.
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.9”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.